sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Acredite se quiser!

  Você com certeza já ouviu as palavras “oxente”, “gringo” e “forró”. Porém, você tem alguma ideia da origem dessas palavras? As palavras “Oxente”, “Gringo” e “Forró”, vem da mesma época e local. Do Nordeste, na época em que os americanos tinham bases no Brasil, epocas da Primeira e Segunda Guerra Mundial.

  •  A palavra “Oxente”, era muito dita por americanos, que diziam “Oh Shit!” (Traduzindo – “Oh Merda!”). Poréém, o nordestino ao ouvir aquelas expressões dos soldados norte-americanos, começou a usa-las e a adapta-las, até que hoje, se fala dessa maneira “Oxente”, e muitas vezes de outra maneira também conhecida, “Ôôxxi!”, sendo que o segundo exemplo é mais parecido.
  •   A palavra “Gringo” tem uma origem parecida. Os soldados americanos, quando estavam no nordeste naquela época, apesar de não terem trabalhado muito, tinham que fazer treinamentos, e nos treinamentos, quando queriam se comunicar uns com os outros a fim de se mover, diziam: “Green Go, Green Go”. A tradução dessa expressão é “Verde vai, verde vai”, quando na verdade queriam dizer, para que os verdes se mexessem. Os soldados que tinham uniformes verdes camuflados, eram conhecidos como “verdes”. Muita gente, ao ver alguns treinamentos, ouvia alguns soldados gritando “Green Go, Green Go”, e via outros se movendo. Dai a expressão, quando queriam se referir aos soldados norte-americanos, diziam que eles eram os “Gringos”!
  •   A palavra “Forró” tem origem extremamente parecida! Os soldados norte-americanos, faziam festas quando podiam, afinal, a guerra nunca chegou ao Brasil. Só que essas festas eram apenas para mulheres, e soldados, homens das cidades não podiam entrar. Mas os norte-americanos não eram assim tão maus, de vez em quando faziam festas abertas para todos. Quando eram feitas essas festas abertas, elas eram conhecidas pelos americanos como “For All” (Em português; “Para Todos”). Quando haviam essas festas, o povo dizia que ia ter o famoso “For All”, e com o tempo, o For All foi virando Forró!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!