domingo, 8 de dezembro de 2013

Exposição Traços e Expressões de Paollo Vardiero e seus alunos

 Exposição Traços e Expressões - Oficina de Artes Visuais  Desenho em grafite - Distrito de Itamuri

Desenhos em grafite  
Abertura 
Dia 10 de dezembro de 2013 - terça feira na Galeria Mônica Botelho 
Centro Cultural Dr. Pio Canêdo - Grande Hotel Muriahé  
Praça João Pinheiro, 164- Centro Muriaé  
A mostra segue em cartaz até o dia 20 de dezembro  
Mais informações: 3729-1059



Paollo Vardiero
     
  Em 2000 iniciou um curso de desenho artístico ministrado pelo artista plástico Sergio Sabo, com duração de um ano.   Em 2004 recebeu a proposta para trabalhar como desenhista e design gráfico na empresa H-toy Sport wear.Trabalhou como design nesta empresa por 5 anos, tendo a oportunidade de participar e expor trabalhos em uma feira de moda em São Paulo (FENIT)   Em 2004 entrou no curso profissionalizante em design gráfico pela escola de informática Work, formando-se em 2006.  Em 2010 abriu sua própria microempresa, especializada em criações em design gráfico e terceirização de serviços serigráficos,chamada Center-Silk Zebulon Artes. Desenvolveu cartuns para o ator e humorista Pedro Bismarque e contribuiu para diversas empresas fornecendo artes gráficas como logos, banners, encartes e etc.

 Em 2011 e 2012 deu aula de artes visuais para crianças e adolescentes na Igreja Metodista Central em Muriaé , pelo projeto “Eu faço Arte”.  Em 2012 foi chamado para coordenar o teatro amador, também na Igreja Metodista Central, após participar de um workshop ministrado pela Jocum.  Em 2013 foi aprovado no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sudeste de Minas (IFET), no curso superior em Design de Moda, tendo que abandoná-lo em meados de maio por motivos maiores.  Em fevereiro de 2013 foi chamado para ilustrar a revista em HQ “Primeiros Passos”, como  também a capa do livro “Manual do EmPacto”, ambas com caráter infantil, pela editora “Métodos”.  Em Junho de 2013 recebeu o convite para participar do projeto “Mãos que Criam” realizado pela  Secretaria Municipal de Turismo, com a finalidade de desenhar caricaturas e retratos em Muriaé e cidades circunvizinhas.  Em agosto de 2013 começou a dar aulas de artes visuais no projeto Circuito Cultural Grande Hotel Muriahé.  Em novembro de 2013 participou do II Evento de Sustentabilidade Sob Quatro Pilares: “ Culturalmente Diverso” com exposição de artes, no Hospital do Câncer de Muriaé (Fundação Cristiano Varella). 

    A Oficina de Artes Visuais  Desenho em grafite, ministrada pelo arte-educador PaolloVardiero, foi resultado de uma  parceria bem sucedida com a Escola Estadual Coronel Francisco Gomes Campos e a comunidade do Distrito de Itamuri.   As atividades aconteceram no terraço da casa do Sr. Davi e D. Sônia, na praça central do Distrito, que, gentilmente, cederam-nos o espaço durante todo o segundo semestre de 2013, já que a escola passava por reformas. Quatro grupos se formaram com encontros semanais nos turnos matutino e vespertino.

Mais de 80 jovens se beneficiaram com esta ação cultural e educativa do Circuito Cultural Grande Hotel Muriahé  4ª edição, que teve por objetivo introduzir noções básicas do desenho a lápis de grafite para a realização de desenhos de observação e de criação individual.

 A metodologia de trabalho desenvolvida por Paollo Vardiero, entretanto, ultrapassou o mero ensino de técnicas de composição artística. Concebendo a educação como um dom, um dos grandes objetivos da oficina, segundo o artista, foi o de contribuir para o relacionamento social através da observação de pequenas,  mas importantes regras de convivência harmônicas entre os participantes. Comportamentos, gestos, traços lapidados pelas palavras, pelas mãos e pelos poros de um jovem mestre que sabiamente adotou como metáfora para o seu fazer a expressão “diamantes escondidos”, vislumbrando um vir-a-ser em cada um de seus aprendizes. Esta mostra coletiva traz a marca de todo este processo que, portanto, não se deu em via de mão única: foi no e pelo olhar do outro que cada imagem, cada obra se construiu.

 Traços e Expressões  PaolloVardiero e alunos compõe-se de quase duzentos desenhos em papel canson,  
bem como trechos de textos produzidos pelos oficinistas durante o semestre. A mostra é uma pequena parte de todo o material  produzido pelos alunos. Paollo Vardiero também mostra um pouco de seu trabalho com retratos feitos em grafite, caneta esferográfica e lápis de cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!