sábado, 20 de abril de 2013

"Enquanto o palco está iluminado" - Edna Savaget


Senti-me lisongeada e resolvi pesquisar sobre Edna Savaget (1923-1998), por que hoje me disseram que estou parecida fisicamente com essa fantástica mulher de ideias liberais , precursora dos programas femininos . Nem tanto assim, porém só me resta agradecer a comparação!  Ter os traços de uma mulher determinada e carismática  é uma honra!




Dai, pesquisei e achei aqui , que Edna Savaget foi a pioneira apresentadora com o programa que se tem notícias intitulado "Boa Tarde Madame"  na Rádio Nacional, conseguindo impor seu jeito e suas idéias, consideradas"liberais" para a época. Devido o grande sucesso, em 1957 ela estreou na TV Tupi o "Boa Tarde Cássio Muniz". Com a inauguração da TV Continental, foi chamada para ser titular do "Edifício Semina". Na antiga  TV Tupi comandou "Super Bazar", onde não se limitou às frivolidades dos desfiles de moda e aulas de culinária, intercalando entrevistas com escritores, advogados e médicos (ensinava-se parto sem dor, outra novidade na TV). Sendo também escritora, foi a primeira apresentadora a levar literatura para a televisão. Quando a TV Globo foi implantada em 1965,  Edna Savaget foi então convidada para coordenar toda a parte vespertina da nova emissora. E assim foi criado o "Sempre Mulher", primeiro programa feminino da Globo. Logo depois nasceu "Show da Cidade", precursor do "Jornal Hoje". Mas foi na TV Tupi que criou o maior sucesso em programa feminino: "Boa Tarde", que em menos de um ano passou a ser chamado de "Programa Edna Savaget". Em 1977, Edna transferiu-se para TV Bandeirantes, levando a sua fórmula vitoriosa. Depois, foi para a Record, em seguida a TV Educativa.


"Ela encerrou sua carreira na TV Bandeirantes, em 1990, certa de que contribuiu e muito para uma renovação da idéia do que é criar e manter um programa feminino no ar de forma inteligente, onde moda, artesanato e gastronomia podem perfeitamente combinar com entrevistas sérias e de conteúdo com especialistas das mais diferentes áreas e segmentos. afirmando ter chegado o momento de sair do ar: "enquanto o palco está iluminado". "
  
Ainda mais que fui sua fã. Raramente perdia seu programa  na TV Tupi .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!