sábado, 2 de fevereiro de 2013

Estatísticas comprovam maior centro de transplantes do ES

Espírito Santo registrou 464 transplantes de órgãos e tecidos em 2012, um aumento de 11% em relação a 2011, quando foram contabilizados 416 procedimentos.



O Hospital Meridional é o maior centro de transplantes do Espírito Santo, sendo responsável pela maioria dos transplantes de alta complexidade realizados no Estado. Foram 34 transplantes hepáticos, 7 transplantes cardíacos e 53 transplantes renais realizados em 2012, totalizando 94 transplantes contra 61 de todos os demais hospitais.

O destaque ficou para o transplante de rim: houve aumento de 46,5% – no número de procedimentos de doador cadáver, recorde dos últimos 10 anos – e de 20% de doador vivo. O C.I.H.D.O.T.T. - Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgão e Tecido para Transplante do Hospital Meridional é a mais atuante entre os hospitais particulares do estado, já tendo ministrado cursos de capacitação para muitos profissionais no grupo Meridional, constituído por outros três hospitais.

Novidades para 2013:
Transplante de pulmão: A capacitação profissional de toda a equipe cirúrgica do Hospital Meridional foi feita em Porto Alegre, RS e há reuniões frequentes para discussões de casos clínicos e condutas.

Transplante de Ossos: Hospital Meridional já realizou o primeiro procedimento com sucesso em janeiro de 2013. Outros pacientes se preparam para o procedimento.

Transplante de Rim/Pâncreas conjugado: Equipe do Hospital Meridional já revisou seus protocolos e se mantém a postos para se dar continuidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!