quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dica prática: Compressa caseira


Aprendi esta dica  de fazer uma compressa com meia e arroz que achei fantástica no blog de Patrícia e Janury, daí compartilho com amigas e amigos conectados no Blog da Colunista.
  Uma vez que nem sempre temos uma compressa fria ou quente à mão numa situação em que as vezes necessitamos, achei essa dica criativa  que envolve a improvisação. Após ser feita , a quente pode ser usada imediatamente.A fria precisa ficar no congelador, então é algo que você precisa deixar pronto antes de realmente precisar usar. Mas funciona e é altamente versátil e confortável. Molda a qualquer área ou curvatura do corpo (mesmo a compressa fria!) 

Você vai precisar de:
Uma meia relativamente comprida – e limpa!
Arroz cru em quantidade suficiente para encher a parte do “pé” da  meia

  
Como fazer:
Encha a meia com o arroz deixando espaço para dar um nó. Não encha demais nem de menos. Teste a quantidade conforme descrita no próximo ítem. Dê um nó logo acima do espaço preenchido, de forma que o arroz possa ter movimento e se acomodar nas curvaturas da região a ser tratada. Se estiver satisfeito(a) com a quantidade de arroz dentro da meia, aperte o nó para que fique bem firme e o arroz não escape.


Para uma compressa quente, coloque no microondas para esquentar. O tempo varia de acordo com o tamanho da compressa, então coloque por 30 segundos e teste a temperatura. Repita até chegar à temperatura ideal para você. 
Para uma compressa fria, o saquinho de arroz precisa ficar no congelador até adquirir a temperatura certa. Então, como mencionado acima, faça antes de precisar e deixe no congelador.

Dicas adicionais:
A meia é o ítem sugerido porque todo mundo tem uma à mão, mesmo em uma viagem. Mas para levar a compressa pronta para algum lugar, ou para ter em casa no lugar de compressas tradicionais, você pode substituir a meia por outro tipo de saquinho de pano que se adeque às suas necessidades e até mesmo preferência estética. Uma opção excelente são os saquinhos de pano que embalam sapatos novos. Ou você pode comprar algo pronto ou criar uma alternativa mais artesanal.

Trate o arroz com gotas da essência de sua preferência para adicionar à compressa um efeito aromaterapêutico. Lavanda e baunilha são boas opções para ajudar a relaxar, excelentes para quando você está tratando tensões mulsculares ou para colocar sobre a testa quando você quer relaxar antes de dormir, depois de um dia stressante. Com isso em mente… Bons usos para a compressa:
  • Dores de cabeça
  • Cólicas menstruais(compressa quente é fantástica para cólicas menstruais).
  • Tensão muscular
  • Torções
  • Stress
  • Torcicolos

Pode ser usada para crianças ou bebês, mas tenha muita atenção à temperatura da compressa quente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!