quinta-feira, 12 de abril de 2012

Como deixar de roncar ?

Resolvi fazer uma pesquisa sobre como parar de roncar, uma vez que meu neto tem me dito que ando a incomodá-lo com um certo barulho rsrsrs!!! . Descobri que dormir de lado é o ideal e que um aparelho odontológico alivia o sintoma.. Confira o que os especialistas indicam para ter uma noite silenciosa que divido com meus amigos e amigas conectados no Blog da colunista.



  • Opinião de um neurologista 
Metade dos homens do planeta ronca. O que quase ninguém sabe é que 30% das mulheres também. Esse fenômeno acontece quando a garganta fica obstruída, quase sempre pela língua. O ar vibra no céu da boca e na faringe, produzindo o ruído. As principais causas são obesidade, desvio do septo nasal e doenças respiratórias, que levam a pessoa a respirar pela boca. O problema é comum após a menopausa. Previna-se evitando bebidas alcoólicas e sedativos, que relaxam a musculatura da garganta, dificultando a passagem do ar. Perder peso pode ajudar. A gordura provoca flacidez dos músculos do pescoço e comprime o pulmão. Dormir de lado é o ideal: a língua não obstrui a garganta. Levantar a cabeceira da cama 20 cm tem o mesmo efeito
  •  Opinião de um dentista
 Aparelho alivia o sintoma
O ronco pode evoluir para a apnéia do sono, um distúrbio capaz de deixar você o dia inteiro. Acontece quando a respiração pára por cerca de dez segundos várias vezes ao longo da noite e o organismo se defende da falta de oxigênio fazendo a pessoa acordar. Ou seja: o estágio de sono profundo nunca é atingido. Para evitar essas interrupções, existem dois tipos de aparelhos odontológicos móveis, usados só na hora de dormir. O primeiro, feito de borracha, chama-se retentor de língua. Basta encaixá-lo na boca, puxando a língua, para aumentar a abertura da garganta. O outro aparelho é o posicionador mandibular, que projeta esse osso para a frente solucionando a falta de ar e diminuindo o ronco.
  •   Opinião de um médico especialista otorrinolaringologista
A causa do ronco pode estar no nariz, nas amígdalas ou na base da língua. A primeira providência é procurar um médico e submeter-se a uma endoscopia nasal, um exame nas vias aéreas superiores. Só assim é possível avaliar a necessidade e o tipo de cirurgia corretiva a ser feita. O objetivo é eliminar o excesso de tecido que estreita os canais respiratórios. A operação pode ser feita com radiofreqüência (que chegou ao Brasil no ano passado), laser ou bisturi, Na primeira técnica, um aparelho transmite energia suficiente para quebrar cadeias de proteínas, diminuindo o volume do tecido na área. O laser busca o mesmo resultado pela vaporização das células. Recorre-se à cirurgia com bisturi apenas quando o ronco virou apnéia. Após os tratamentos, cuide da alimentação para evitar o acúmulo de gordura no local.

Agora cabe a você decidir qual maneira que lhe convém realizar se quiser parar de roncar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!