sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

ESTÚDIO MUNICIPAL DE AUDIOVISUAL DE MURIAÉ RECEBE DENOMINAÇÕES

O Estúdio Municipal de Audiovisual de Muriaé, a ser instalado no subsolo do Paço Municipal (antiga sede da Prefeitura, localizada na Praça Cel. Pacheco de Medeiros), teve seus estúdios de audiovisual e fotografia denominados na Câmara de Muriaé.  O Estúdio de Audiovisual recebeu a denominação de José Theodoro Pires Júnior e o Estúdio de Fotografia recebeu o nome de Hellem Silva.

O Estúdio Municipal de Audiovisual de Muriaé foi instituído em Lei, em 2014, com o objetivo de ser destinado a atender aos diversos segmentos musicais da cidade, como bandas, músicos independentes, corais e similares, a fim de alcançarem o mercado da música, oportunizando ensaios, gravações e comercializações de CDs, além de articular projetos e outras ações contínuas para difusão e divulgação dos segmentos de audiovisual e temas afins. O espaço, em obras, será destinado à integração de músicos, fotógrafos, produtores de áudios e vídeos, alunos das Escolas Municipais de Artes e artistas em geral.


José Theodoro Pires Júnior, que nomeia o Estúdio de Audiovisual, foi proprietário da Rádio Sociedade Muriaé (ZYD-2), tendo tido uma presença marcante na vida cultural e social de Muriaé nas décadas de 1940 até o início da década de 1970 quando faleceu, tendo aberto espaço em sua emissora para nomes significativos na produção cultural de Muriaé, como Jorge Barroca. José Theodoro foi diretor da Companhia Telefônica de Muriaé, vereador, presidente da Associação Comercial de Muriaé, dentre outras destacadas entidades do município. Também foi radio amador e presidente da Labre - Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão. É pai de Zulnara Pires, radialista e jornalista, que se destacou na apresentação de grandes eventos de Muriaé, como os festivais da canção, e avô do vocalista da Banda Zem, José Wilson e do atual presidente da OAB/Muriaé, Paulo Sérgio Pires do Amaral.



Já Hellem Silva, mais conhecido como Lelem, foi um dos pioneiros na arte da fotografia em Muriaé, tendo construído uma carreira em outras cidades, incluindo o Rio de Janeiro. Foi proprietário na cidade do Hellem Foto Studio, pelo qual registrou grandes momentos da vida cultural, social e política da cidade, nas últimas décadas do século XX, além de ter executado o ofício de perito fotográfico da polícia, de forma voluntária, durante muitos anos em Muriaé. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!