terça-feira, 5 de novembro de 2013

Novembro Azul: agora é a vez dos homens

Novembro Azul é um movimento  que foi lançado, em nosso País recentemente no Congresso Nacional. A campanha tem o propósito de conscientizar os homens sobre o diagnóstico e o tratamento do câncer de próstata.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. O instituto considera câncer de próstata uma doença da idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.



O que é próstata?
A próstata é uma glândula que se situa na saída da bexiga e produz esperma, o líquido que transporta os espermatozoides até o meio exterior. Ela cresce pouco até a puberdade, quando passa a sofrer influências importantes de hormônios masculinos (testosterona/ diidrotestosterona), alcançando cerca de 20 g por volta dos 20 anos de idade. Estima-se que, a partir dos 31 anos, ela passa a crescer 0,4 g por ano. Está comprovado que o crescimento normal da próstata relaciona-se com o avanço da idade do homem.

Como prevenir e quais os sintomas do câncer de próstata?
A orientação é que homens entre 40 e 45 anos façam o exame de prevenção caso tenha casos da doença na família. Para quem não tem registro de antecedentes da doença, a idade ideal para o exame é a partir de 50 anos.

Conheça alguns sintomas para prevenção: 
Dor lombar; Jato de urina muito fraco ou reduzido; Necessidade de urinar freqüentemente, especialmente à noite.Isso acontece devido a obstrução da passagem da urina; Dor na bacia ou joelhos; Dor nos testículos;
Dor ao ejacular; Problemas em conseguir ou manter a ereção; Pode apresentar sangue na urina

Diagnóstico
Existe uma tabela recomendada pela Sociedade Brasileira de Urologia conhecida como “ Tabela de Escore Internacional de Sintomas Prostáticos”, com sete perguntas onde cada uma recebe uma pontuação de 0 a 5.
1. Quantas vezes ficou a sensação de não esvaziar totalmente a bexiga?
2. Quantas vezes teve de urinar novamente menos de duas horas após ter urinado?
3. Quantas vezes observou que, ao urinar, parou e recomeçou várias vezes?
4. Quantas vezes observou que foi difícil conter a urina?
5. Quantas vezes observou que o jato urinário estava fraco?
6. Quantas vezes teve de fazer força para começar a urinar?
7. Quantas vezes, em média, teve de se levantar à noite para urinar?

Incidência:
0= Nenhuma
1= Menos de 1 vez em 5
2= Menos da metade das vezes
3= Metade das vezes
4= Mais da metade das vezes
5= Quase sempre

O Escore dos sintomas:
Leve: 0 a 7;
Moderada: 8 a 19;
Severa: 20 ou mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!