quinta-feira, 25 de julho de 2013

CHEF DO TERRAÇO ITÁLIA COZINHARÁ PARA O PAPA E SUA COMITIVA DURANTE A JORNADA DA JUVENTUDE



O toscano Pasquale Mancini, chef do Terraço Itália tem um grande e nobre desafio pela frente: nada menos que cozinhar para Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, durante a Jornada da Juventude que prossegue até o dia 28 de julho. A escolha de Pasquale deu-se após uma visita dos organizadores da visita do Papa ao Terraço Itália meses atrás.

 Quando a comitiva que preparou a visita do papa ao Brasil esteve no restaurante e provou a comida de Pasquale Mancini, ficou encantada não somente com a simpatia do chef, como também pela sua gastronomia de preparos clássicos e sem exageros, fiéis a receitas originais a partir de seletos e bons ingredientes. Foi o suficiente para agradar o grupo ao ponto de convidar Pasquale para ser o chef oficial do Papa.
Instalado desde domingo no Rio, no Centro de Estudos Sumaré, onde o Papa Francisco ficará hospedado, Pasquale Mancini, ao lado do gerente geral do Terraço Itália, André Marques, e uma equipe de apoio, já ultimam os preparativos para agradar o sumo Pontífice com uma cozinha "sincera" - como dizem - descomplicada, mas com muito conteúdo e os melhores ingredientes, garantem.
O papa Francisco é conhecido como austero, prefere alimentos frugais e saudáveis e só de vez em quanto toma uma taça de vinho. Gosta de frutas, frango sem pele e saladas. Salvo exceções, como uma delas em que comentou com humor ao visitar um convento de freiras, ao saber que iria provar a clássica bagna caùda, prato típico do Piemonte. O café expresso é também uma exceção. Sabe-se entretanto, que uma de suas paixões é a cozinha, diz alguém de sua comitiva: "ele é um cozinheiro muito refinado, seu risotto é algo divino, mas as lulinhas recheadas que ele faz são ainda melhores".
Que a austeridade é um traço característico do Papa Francisco não é novidade. Mas sua origem piemontesa, certamente, faz com que seu paladar penda para a cozinha italiana. Portanto, tem grandes chances de agradar a deliciosa cozinha toscana de Pasquale Mancini.
Curiosidades
O primeiro a notar entre os italianos a simplicidade e sobriedade do Papa chama-se Flavio Briatore, que postou em seu tweet: “Vejo na BBC o perfil do Papa Francisco, formidável... humano... vai ser muito amado” e depois acrescentou “é piemontês de origem e conhece a bagna caùda”. Ainda no twitter está circulando a foto que o retrata no metrô em batina e pasta de couro. Um papa simples, direto, sem deixar de lado sua origem ao mesmo tempo franciscana e jesuíta.

E sobre suas escolhas gastronômicas se mostra sóbrio. Está muito longe da cozinha de Bartolomeo Scappi, o cozinheiro bolonhês, secreto, que dirigiu as cozinhas vaticanas no tempo de Pio IV, 500 anos atrás.

Francisco, em condições de se tornar Papa já em 2005, pediu aos seus apoiadores de votarem em Ratzinger. Ë um papa que ama a frugalidade. A descrição que fez La Nacion em reportagem recente com foco em suas preferências gastronômica evidencia este traço:

Almoça e janta sozinho normalmente. Não costumava comer fora, nem para comer em uma das 183 paróquias da Arquidiocese de Buenos Aires. Inclusive no seu convívio com as pessoas, que o levava a abençoar novas cozinhas, ministrar batismos, celebrar a festa de um santo, o máximo que fazia era comer um prato de sopa com os outros. A noite come pouco ou nada: um chá ou um pouco de fruta.

Jorge Mario Bergoglio é conhecido em Buenos Aires exatamente por sua vida simples, austera, sem luxos nem comodidades. Quando Cardeal andava pela cidade de ônibus ou de Metrô e havia decidido não morar no episcopado, mas em um pequeno apartamento. Segundo alguns relatos, era ele mesmo que preparava seu jantar.

Enviado pela FEBRACOS para publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!