segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Fruta de hoje: Lichia



Originária da China onde é considerada a fruta nacional, a lichieira e uma árvore subtropical com até 12 metros de altura e de grande longevidade. Em muitos países e considerada a rainha das frutas. 

Perfeitamente adaptada as condições de clima do Estado de São Paulo, as Culturas pioneiras estão produzindo excelentes safras, com resultados econômicos compensadores. A colheita ocorre de novembro e janeiro, atendendo o mercado na época das festas natalinas, quando a procura e o preço são maiores. 




Devido ao seu belo porte, atraente formato, folhas verde escuro e permanentes e principalmente devido a beleza da frutificação a lichieira é a árvore favorita para os jardins de residência no Hawaii, e em cidades da Califórnia como San Diego, San Francisco, Los Angeles, Monterey, Alhambra, etc.


 Os frutos produzem em cachos, a casca é rugosa e de cor vermelha e fácil de ser destacada. A polpa é gelatinosa, translúcida sucosa e de excelente sabor, lembrando ao de uva itália e não é aderente ao caroço. Se presta para consumo ao natural, para a fabricação de sucos, compo
Ela não tem aquele aspecto bonito que faz com que você tenha vontade de mordê-la. Pelo contrário. Casca dura, vermelha, grossa e espinhenta, a lichia não atrai pela aparência, mas sim pelo sabor.
Nos últimos tempos virou chave para dietas de emagrecimento. O baixo teor calórico aliado a polpa doce explica porque tanto sucesso. Seu sabor ajuda quem tem vontade de comer doce, podendo optar pela fruta ao invés do doce.



A fama dessa fruta também aumentou por causa do fundamento científico.No Japão, analisaram o poder da fruta na redução da gordura abdominal. O resultado: em dez semanas, voluntários que receberam extrato de lichia apresentaram uma redução de 15% nessa região. Além disso a Lichia tem muitos benefícios como é rica em vitamina C.Também é uma poderosa Vilã contra as cãibras, e ainda ajuda na hidratação do corpo, sendo uma ótima opção para os dias quentes de verão. Por ser rica em vitaminas do complexo B, essa fruta é capaz de atuar nos hormônios que regulam a memória, no metabolismo, no combate ao processo de envelhecimento celular e no fortalecimento de unhas e cabelos.

É uma fruta com sabor leve e adocicado pode ser consumida de várias formas: in natura, sucos, compotas e misturas em bebidas como os chás. Uma sugestão é ingerir pelo menos  ao dia 1 copo de chá branco batido com a polpa da lichia, pois desta forma ajudará no aumento do metabolismo e na queima de gorduras no organismo. Não recomendado ingerir a noite devido ao aumento do metabolismo poder causar insônia ou perturbações no sono.


Flan de lichia do Globo Rural

Para o flan:
1 lata leite condensado
1 lata creme de leite
400 ml leite
2 xícaras de chá polpa de lichia
2 envelopes de gelatina sem sabor
Para a calda:
1 xícara de chá de polpa de lichia
½ xícara de chá de açúcar refinado
1 colher de sopa de groselha
Modo de preparo 
Primeiro, faça o flan
Coloque a polpa de lichia no liquidificador e bata até que vire um creme
Depois, acrescente o leite, o leite condensado e o creme de leite
Bata mais um pouco
Por fim, adicione a gelatina já hidratada
Bata mais um pouco para misturar bem
Tire a mistura do liquidificador e coloque em uma forma com um buraco no meio, untada com margarina sem sal
Leve para gelar por três horas.
Para preparar a calda, leve o açúcar e a lichia ao fogo
Mexa bem
A calda fica transparente e em ponto de calda
Cozinhe cerca de cinco minutos
Quando estiver no ponto, acrescente a groselha e mexa mais um pouco.
Então, é só jogar a calda por cima do doce e está pronto o flan de lichia.
Receita exibida em 03/10/10 no Globo Rural.



 Confira mais detalhessobre esta fruta clicando aqui
Pesquisa da Colunista na internet com fotos de divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!