segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Curiosidade: Bonecas

  Minha mana gosta muito de bonecas, prefere as do tipo bebê e até coleciona!  Inspirada na linda bonequinha que irá presentear minha netinha  em seu batizado , acendeu minha curiosidade de saber algo mais sobre BONECAS.   Daí, fui pesquisar sobre quando surgiu a primeira boneca com certa curiosidade de saber como ela era.  Muita coisa para sintetizar e dividir  com amigos e amigas conectados no blog da Colunista...



Pra começar,  achei aqui  ,que a Boneca é um dos brinquedos mais antigos e mais popular em todo o mundo. Reproduz as formas humanas, predominantemente a feminina e a infantil, e muitas vezes é considerada como um brinquedo que prepara para a maternidade. As bonecas podem ser confeccionadas com diferentes materiais, acompanhando a evolução dos mesmos e as novas tecnologias. 

Em muitas culturas, ela é um brinquedo associado às meninas, no entanto, existem versões de bonecos direcionados aos meninos, guardando ambos, como elemento essencial para a sua caracterização, as formas que lembram a humana, ou humanizada. Atualmente as bonecas, e suas variantes masculinas, diferenciam-se de outros tipos de bonecos que representam outras formas de vida, como animais do mundo real, do mundo da fantasia, da literatura, do cinema ou do imaginário popular..



Contam-se que a primeira boneca de que se tem notícias surgiu no Egito há cerca de 4 mil anos. Feita de madeira ou de barro media de 10 a 23 cm e algumas tinham cabelos longos. Mas, só serviam mesmo para colocar nos túmulos junto com os faraós e não eram pra brincar,



As bonecas só começaram a ser usadas para brincar a partir do século 3, na Grécia , em Roma, e  eram feitas de pano e de madeira


E, foi em 1413, na Alemanha que surgiu a primeira fábrica de brinquedo. No Brasil enquanto as crianças da corte brincavam com bonecas importadas as bonecas de pano tinham seu real destaque na arte popular.


Já a famosa Bárbie foi criada por Ruth Handler em 1959 nos Estados Unidos.. Barbie & Ruth traz os bastidores da criação desta boneca que há mais de  50 anos seduz crianças e adultos e a vida de uma mulher resoluta, que por anos comandou a uma corporação gigante, mas que também lutou contra um câncer de mama, e, na experiência com essa doença, criou a prótese Nearly Me para mulheres que passam por uma mastectomia.



A boneca Barbie surgiu de uma grande idéia da americana Ruth Handler, que percebeu que sua filha Bárbara, cujo apelido era Barbie, gostava de brincar com bonecas de papel que trocavam de roupa. No entanto as bonecas tinham aparência de bebê, foi então que Ruth decidiu desenvolver um modelo de boneca tridimensional com aparência adulta. Em 9 de março de 1959 a boneca Barbie aparece nas lojas de brinquedos. Ela custava 3 dólares. Ao lado do marido Elliot, que fabricava casas de bonecas, em 1945 ela fundou a fábrica de brinquedos Mattel. 


Alguns dizem que a inspiração para a Barbie veio da boneca alemã Bild Lilli, que também tinha formas adultas. O nome completo da boneca é Barbara Millicent Robert. Ela nasceu na cidade fictícia de Willows, no estado norte-americano de Winsconsin.  

O primeiro modelo da boneca vinha com maiô listrado preto e branco. Custava 3 dólares. Hoje, uma Barbie pode custar até 10 mil dólares. No Brasil, o preço médio é 50 reais. 
  • Quando a Barbie foi lançada, na Toy Fair, em 1959, as pessoas não acreditavam que faria sucesso. As vendas foram tão bem que a Mattel levou algum tempo até conseguir atender todos os pedidos. Só no primeiro ano, foram vendidas 351 mil unidades.
  • "Playable Barbies Pink Box" são as Barbies fabricadas para as crianças. As "Barbies Collectibles" são feitas para os colecionadores, mais detalhadas e caras.
  • A boneca deixou sua marca na Calçada da Fama, em Hollywood (EUA), em 2002.
  • A cada segundo, duas Barbie são vendidas no mundo.
  • A boneca é vendida em cerca de 150 países. 
  • Se todas as Barbies existentes fossem colocadas lado a lado, dariam sete voltas em torno da Terra.
  • Entre as meninas de 3 a 10 anos, 100% das americanas, 98% das italianas e 93% das francesas possuem pelo menos uma dessas bonecas.
  • Uma das Barbies mais vendidas até hoje foi a Totally Hair, cujos cabelos iam até os pés. Foram mais de 10 milhões de unidades.
  • Barbie tem três irmãs: Skipper, com 18 anos; Stacie, com 11; e Kelly, com 4.  A boneca tem 38 bichinhos de estimação, entre eles cachorros, gatos, pôneis, cavalos e até papagaio, urso panda, chipanzé, leão, girafa e zebra.  Já seu guarda-roupa teve mais de 1 bilhão de pares de sapatos e 1 bilhão de peças de roupa.
  • No Bicentenário da Independência dos EUA, em 1976, uma Barbie foi colocada em uma cápsula do tempo. Só será aberta em 2076, para mostras às futuras gerações como eram as mulheres daquela época.
  • A alemã Bettina Dorfmann coleciona bonecas desde 1993 e, a partir de então, soma sucessos. 
    Ela entrou para o Guinness Book e há muito tempo seu recorde não é quebrado. A última contagem foi feita em fevereiro de 2010. À época, Bettina possuia, pasmem, 7.246 bonecas! É boneca que não acaba mais, minha gente!

  • A bonequinha acompanha as tendências de seu tempo: no começo, tinha ares de Doris Day. Em 1964, foi inspirada em Brigitte Bardot. Três anos mais tarde, passou a usar minissaia. Em 1965, ganhou uma versão negra por causa de problemas raciais americanos. Em 1969, por causa de Woodstock, tornou-se hippie. Na década de 1970, aderiu aos patins e à moda country.
Pesquisa da colunista em vários blogs com fotos de divulgação da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!