I Jornada de
Qualidade e Segurança do Paciente é sucesso na Fundação Cristiano Varella
O Hospital
do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella realizou, durante toda a
semana do dia 26 a 30 de setembro, a I Jornada de Qualidade e Segurança do Paciente.
Organizada
pelo setor Gestão da Qualidade, o evento contou em seus primeiros dias com
atividades internas voltadas exclusivamente para o colaborador, como uma
sensibilização com um ator vestido de Charlie Chaplin, apresentação de
trabalhos e palestras do Diretor da MFC Consultoria, Maurício Cavalcanti.
Foram 39
trabalhos produzidos internamente por colaboradores, médicos e coordenadores, e
desses, 10 foram apresentados aos colaboradores através de breves apresentações,
os temas foram: Redução do Tempo de Espera Através do Atendimento por Bloco de
Horário; Prevenção de Infecções Orais e Sistêmicas nos Pacientes de Protocolo
de Esôfago da Fundação Cristiano Varella; Detecção Precoce da Sepse na Unidade
de Internação Cirúrgica: Tempo Entre o Reconhecimento e Administração do
Antibiótico; Análise e Tratamento de Eventos Adversos Assistenciais com
Envolvimento da Equipe de Enfermagem e Gestão da Qualidade.
Relato de Experiência; Extravasamento de Quimioterapia: Uma Análise Quantitativa na Unidade de Internação de Quimioterapia; Situação de Vulnerabilidade Social. Relato de Caso; Redução de Custos com a Implantação do Protocolo de Reserva Cirúrgica; Utilização de Medicamentos Gatilhos para Detecção de Reações Adversas a Medicamentos no Hospital do Câncer de Muriaé; Adesão ao Tempo Porta Antibiótico no Protocolo de Neutropenia Febril na Unidade de Pronto Atendimento; Fortalecimento da Tomada de Decisão no Gerenciamento de Leitos Através da Realização de Reunião Diária.
Na
sexta-feira, dia 30 de setembro, o evento foi aberto ao público externo e
contou com a presença da Professora Titular da USP Maria Júlia Paes Silva, que
palestrou sobre “Comunicação como Dimensão do Cuidado”, também contou com a
Dra. Paula Daibert, Consultora Médica e coordenadora Técnica do DRG Brasil, que
falou de Gerenciamento de Custos e Qualidade Assistencial-Hospitalar, além do
nosso médico coordenador da UTI e do Pronto Atendimento do Hospital do Câncer
de Muriaé Dr. Daniel Licy que apresentou o Case: Round Diário UTI.
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