quinta-feira, 1 de outubro de 2015

APOSTE E ARRASE NA DANÇA


Todo tipo de dança é válido para quem quer emagrecer, já que é um exercício físico. Mas existem alguns que podem ser mais eficazes e ainda dar um “up” nos músculos. Confira:

Salsa

Ajuda a tonificar os músculos das pernas e glúteos, melhora a postura, fortalecendo as costas e a parte superior do corpo. Por ser uma dança agitada, estima-se gastar cerca 600 calorias por hora. Ótima para casais que querem dar uma apimentada na relação, já que é uma dança romântica e caliente.

Ballet




Engana-se quem pensa que ballet é só para quem faz desde criança. Muitos estúdios de dança hoje em dia oferecem aulas para adultos, focando no trabalho muscular e na flexibildade. Ajuda no equilíbrio, resistência e força. Gasta-se cerca de 350 calorias por uma hora de aula.

Jazz

O jazz une dança contemporânea, balé e outros tipos de danças internacionais. Gasta-se cerca de 500 calorias por aula. Trabalha todas as partes do corpo, ótimo para tonificação muscular.

Zumba



Mistura diversos ritmos, como salsa, merengue e mambo. Por ser animada, vem ganhando novos adeptos de todas as idades. É possível perder cerca de 1000 calorias em uma hora de dança, mexendo com os glúteos e pernas. Ótima para aliviar o estresse.

Bolero


Forró

Bastante procurada por pessoas mais velhas, pois ajuda a melhorar o equilíbrio e a coordenação, mas não tem restrição de idade e contagia quem estiver no salão! Gasta-se cerca de 300 calorias por hora.

Samba

Além de ter um alto gasto calórico (cerca de 500 calorias em 1 hora de aula puxada), pode auxiliar na definição do bumbum, pernas e braços. Vale lembrar que o gasto calórico varia de pessoa para pessoa, pois está relacionado com o peso e a intensidade aplicada na realização do exercício, no caso, da dança. * Gasto de calorias calculado para uma pessoa de 70kg.

CURIOSIDADE: Pode-se dizer que dança de salão é toda a dança social, ou seja, que se dança a dois. Os mais variados ritmos são englobados pela dança de salão.

Segundo historiadores, as danças de casais tornaram-se populares no início do século XIX, embora tenham surgido no século XIV, e evoluído nos séculos seguintes (apenas entre os nobres).

A dança de salão foi introduzida no Brasil em 1914, a princípio com a valsa e a mazurca. 
Os ritmos mais presentes nos salões do Brasil, assim como nas academias de dança são: soltinho, forró, samba de gafieira, tango, bolero e salsa.


Tango

Devido à riqueza de ritmos, as danças de salão podem ser classificadas como latinas ou clássicas.

São danças de salão latinas: 

- Samba – surgiu no Rio de Janeiro, com base na cultura africana, em ritmos como o lundu, umbigadas (semba) e pernadas de capoeira.

- Rumba – surgiu em Cuba, levada pelos escravos contrabandeados para aquele país.


- Merengue – é a dança tradicional da república Dominicana, embora seja popular em outros países da América Central (Haiti e Costa Rica) e América do Sul (Colômbia e Venezuela).

- Cha-cha-cha – ligado ao mambo, o cha-cha-cha é originário na Rumba. Surgiu em Cuba.




- Paso - doble – surgiu na Espanha, tem grande semelhança com o One-Step.



São danças de salão clássicas: 
- Tango – surgiu nos bordeis da Argentina
- Valsa Vienense – surgiu na Áustria.
- Valsa Inglesa – uma variação mais lenta da valsa vienense.
- Slow Fox – surgiu em Nova York, com base em outro ritmo, o Foxtrot É considerado uma das danças mais difíceis.
- Quickstep – surgiu nos Estados Unidos, com base no Foxtrot. É mais rápida e fácil que o Slow Fox.


O Quicktep é uma dança simultaneamente rápida e elegante – a sua dificuldade está em conseguir esta harmonia – sendo que os bailarinos devem dançar com postura, dando a sensação que são leves como penas. Extremamente divertida e energética, faz questão de utilizar a pista de dança na sua totalidade, onde executa passos com nomes tão intrigantes como o promenade chassé, o lock step, os passos andantes, a volta num tempo e os quartos de volta



A dança de salão é, além de uma forma de lazer e descontração, é uma atividade física indicada tanto para jovens, quanto para pessoas mais velhas, pois ao dançar, é trabalhada a capacidade aeróbica, as funções cardiovasculares e respiratórias, a flexibilidade, entre outras.


Arquivado em: Artes Cênicas, Dança

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!