sexta-feira, 3 de maio de 2013

ONU realizou evento para o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

O Departamento de Informação Pública da ONU (DPI) e a UNESCO organizaram um evento especial na sede da ONU em Nova York nesta quinta-feira (2), das 11h às 14h (horário de Brasília), para marcar o 20º aniversário da proclamação oficial do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e o Presidente da Assembleia Geral da ONU, Vuk Jeremic, estiveram presentes. O evento foi transmitido ao vivo pelo site http://webtv.un.org sendo possível enviar perguntas e comentários durante a sessão no www.facebook.com/UNDPINGOsPartners4Change ou pelo Twitter nas hashtags #DPINGO e #WPFD.

O evento “Seguro para falar: Garantir a segurança dos jornalistas e profissionais de mídia” abordou a necessidade em defender a liberdade de imprensa, que continua a ser pertinente e relevante como era quando a data foi criada pela Conferência Geral da UNESCO, em 1991.

Neste ano, o Dia foi sobre a segurança dos jornalistas.

O Plano de Ação da ONU sobre a segurança dos jornalistas e a questão da impunidade – aprovado em 2012 pelos principais líderes de todos os órgãos, agências, fundos e programas das Nações Unidas – é um elemento importante para garantir a segurança dos jornalistas e deve ser implementado pelos governos em todo o mundo, como forma de alcançar a liberdade de imprensa.

A necessidade de implementação bem sucedida do Plano é especialmente evidente ao se observar o estado da liberdade de imprensa hoje. A Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova, condenou em 2012 os assassinatos de 121 jornalistas – quase o dobro dos números anuais de jornalistas mortos no cumprimento do dever em 2011 e 2010. Junto com esta tendência do aumento nas mortes, perseguições, prisões arbitrárias e ataques online contra jornalistas permanecem generalizados, agravados por um alto nível de impunidade para aqueles que cometem crimes contra profissionais de mídia.

A discussão  abordou formas de garantir a segurança das pessoas que trabalham nos meios de comunicação, tanto online como offline, a fim de promover uma imprensa livre, independente e pluralista.

Crédito: Jefferson Severino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!