quinta-feira, 28 de março de 2013

CURIOSIDADE: Casa Museu “ La Chascona”

A Casa Museu “ La Chascona” está localizada em um dos setores mais interessantes de Santiago, o bairro Bellavista. Foi uma das casas do famoso poeta chileno Pablo Neruda, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura.

(Pablo Gusman em homenagem ao Neruda)




Este lugar tem sua origem na clandestinidade do poeta, que foi perseguido junto a seus camaradas do Partido Comunista na década de 40, e seus encontros secretos com Matilde Urrutia, escondendo-se de Delia del Carril, sua legítima esposa. Foi um esconderijo para continuar com vida e desenvolver seu relacionamento amoroso com a verdadeira “Chascona” (este era o apelido de Matilde, palavra quíchua que significa descabelada ).


Uma vez formalizado o relacionamento, Pablo se instala definitivamente neste lugar e começa a ampliar e decorar a casa, progressivamente, conforme seu gosto e sensibilidade artística. Pouca luminosidade, muitas escadas, bares resgatados de antigos barcos franceses, diversas coleções do escritor e muitos presentes de grandes artistas, como o mexicano Diego Rivera fazem parte do percurso oferecido por este museu




É um espaço mágico, cheio de cantos e atraentes visuais, que nos ajudam a compreender o mundo que rodeou o artista. Sem dúvida, um dos mais importantes da história do Chile.
Pesquisa feita pela Colunista com fotos da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!