segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Curiosidade: Quem criou a Disney?

Dois irmãos Walter Elias Disney (1991-1966) e Roy Disney, em 1923, fundaram a empresa com nome Disney Brothers Cartoon Studio. A primeira produção da Disney foi a série " As Comédias de Alice". Depois a empresa mudou o nome para The Walt Disney Studio.


Persistentes e corajosos  por 14 anos de investimento foram abençoados com o império que proporciona alegria e felicidade a multidões até hoje. O lema de Disney sempre foi "Keep moving forward"- ("Continue seguindo em frente").





Walt, tornou-se conhecido, nas décadas de 1920 e 1930, por seus personagens de desenho animado, como Mickey e Pato Donald. Ele também foi o criador do parque temático sediado nos Estados Unidos chamado Disneylândia, além de ser o fundador da corporação de entretenimento, conhecida como a Walt Disney Company



 Walt Disney, foi um produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e co-fundador da The Walt Disney Company.



"Walt Disney nasceu em 5 de dezembro de 1901, em Chicago. Sua mãe, Flora Disney, era espanhola. 
Em 1916, passou a frequentar cursos de desenho da Academia de Artes de Chicago e, nas horas vagas, fazia cartuns para o jornal de sua escola. Conseguiu o primeiro emprego em 1919 como aprendiz de desenhista em um estúdio publicitário de Kansas City. Foi lá que conheceu Ub Iwerks, com quem criou seu personagem mais famoso: Mickey Mouse. Foi na KC Slide Co. onde Walt Disney conseguiu seu primeiro emprego como artista. Ele ganhava 40 dólares por semana, e começou no dia 29 de janeiro de 1920. Seu primeiro filme de animação foi Chapeuzinho Vermelho, criado em 1922 junto com outros artistas. Em 1923, fundou a Disney Brothers Production com seu irmão Roy. A empresa depois se transformou na The Walt Disney Studio. Um dos primeiros personagens criados por Disney foi o coelho sortudo Oswald, em 1927.O desenhista criou Mickey em uma viagem de trem para Hollywood. A primeira aparição do camundongo foi no desenho "Steamboat Willie", em 1928. Walt Disney fez a voz de Mickey até a década de 1940, quando delegou a tarefa a um técnico de som. Nos anos 50, ele declarou: "Nunca amei uma mulher como amo Mickey Mouse". Ele também foi responsável pelo primeiro longa de animação da história,"Branca de Neve e os Sete Anões". Walt Disney demorou anos para detalhar a personalidade de cada um dos sete anões de Branca de Neve.Quando veio ao Brasil, em 1941, Disney criou o papagaio Zé Carioca. Ele escolheu este passarinho para dar vida ao personagem porque lhe contaram que esse era um bicho popular nas piadas brasileiras. Em 1944, Walt Disney chegou a contratar o pintor espanhol Salvador Dalí para um parceria. Porém, crises financeiras impediram que o projeto fosse executado. Disney não era muito fã do personagem Pateta, considerado pouco profundo. Sempre que os estúdios precisavam cortar gastos, Walt Disney sugeria acabar com o personagem. Quando foi criada, em 1955, a Disneylândia teve o valor de seu ingresso estipulado pelo próprio Walt Disney: 1 dólar para adultos e 0,50 centavos de dólar para crianças. Há boatos de que era alcoólatra, racista, agente secreto do FBI e simpatizante do nazismo. Ele chegou a ser acusado de delatar pessoas durante o período do macarthismo. Produziu: 497 curtas, 21 longas de animação e 56 longas (que renderam 29 Oscars), 330 horas de Clube do Mickey, 78 episódios de Zorro. Walt Disney morreu no dia 15 de dezembro de 1966, em decorrência de um câncer de pulmão. Por muito tempo, circularam boatos que o corpo do criador da Disney teria sido congelado. Na realidade, Walt Disney foi cremado e suas cinzas depositadas no cemitério Forest Lawn, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos."

2 comentários:

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!