sábado, 4 de agosto de 2012

Curiosidade: Quando surgiu o costume de comemorar aniversário?


Com a necessidade cada vez maior de se comemorar, e sobretudo, aniversário, atualmente até mesversário.  Daí , senti aquela curiosidade de saber quando surgiu esse costume da comemoração, e pesquisando divido com meus amigos e amigas conectados no Blog da Colunista .
    
"De acordo com o livro The Lore of Birthdays ("A Sabedoria dos Aniversários", sem tradução em português), dos antropólogos americanos Ralph e Adelin Linton, aniversários merecem comemorações desde o Egito antigo, ou seja, a moda surgiu por volta de 3000 a.C. Tanto os egípcios quanto os gregos, que adotaram o costume, restringiam as comemorações apenas a seres superiores: faraós e deuses. Com o tempo, o hábito foi se estendendo aos mortais e contaminou também os romanos, que davam o privilégio ao imperador, a sua família e aos senadores. Nos primórdios do cristianismo, o costume foi abolido por causa das suas origens pagãs. Foi só no século 4 que a Igreja começou a celebrar o nascimento de Cristo, o Natal. Daí, ressurgiu o hábito de festejar aniversários e pouco a pouco foram surgindo as peças simbólicas: o bolo, as velinhas, o "Parabéns a Você" etc."
Esta foto registra um acontecimento em 9 de maio

O "Parabéns a Você" surgiu em 1875. Na verdade, nesse ano as irmãs professoras norte-americanas Mildred e Patricia Smith Hill (1893) criaram a melodia de "Good Morning to All",(Bom dia para todos) que, depois de mudanças aqui e ali, o escritor norte americano Robert Coleman se apropriou da melodia e compôs versos de feliz aniversário dando origem ao "Parabéns a Você", em 1924. A versão brasileira da música foi decidida em um concurso da Rádio Tupi-RJ, em 1942, vencido pela paulista farmacêutica Bertha Celeste Homem de Mello Música que cantamos até hoje.

Outras curiosidades interessantes:
  1. BALÃO COR DE CARNE Acredita-se que os balões foram os primeiros brinquedos das crianças. É claro que os primeiros não eram feitos de plástico, mas de( Eco!) intestinos e tripas de animais mortos, inflados com ar. Eles passaram a figurar nas festas de aniversário como um agrado às crianças
  2. SOPRANDO AS VELINHAS O bolo e as velas foram herdados dos gregos. Todo dia 6, eles faziam festas à deusa Artemis nas quais colocavam velas sobre uma torta, simbolizando a lua cheia, que, segundo a mitologia, era a forma com que a deusa se expressava. Na Idade Média, por razões desconhecidas, os alemães retomaram o hábito em festas de criança
  3. DAR PRESENTERituais pagãos e crenças mágicas deram origem à maioria dos costumes das comemorações de aniversário. CONTRA O INFERNO ASTRAL... Assim como o "feliz aniversário", o hábito de dar presentes aos aniversariantes tem o objetivo original de afastar os maus espíritos. Isso já acontecia no Egito antigo e em Roma. Durante a Idade Média, na Alemanha, há registro de uma espécie de Papai Noel, a quem se conferia a função de distribuidor de presentes.
  4. O BRIGADEIRO É NOSSO! O docinho mais famoso dos aniversários é brasileiro mesmo e surgiu na disputa presidencial de 1945. Eleitoras do brigadeiro Eduardo Gomes criaram o "doce do brigadeiro" tentando conquistar votos através do paladar do eleitorado. O doce foi um sucesso, mas o brigadeiro acabou perdendo as eleições
  5. SINTO MUITO A tradição de enviar cartões de aniversário começou na Inglaterra, no início do século 20. Os cartões serviam como um pedido de desculpas carinhoso quando a pessoa não podia visitar o aniversariante. Hoje muita gente prefere entregar o cartão pessoalmente.
Pesquisa feita pela colunista na internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!