segunda-feira, 16 de julho de 2012

Dica de saúde: Bromidose plantar


Bom Dia amigos e amigas conectados no Blog da Colunista...inicía-se mais uma semana e que ela seja abençoada para todos nós!!!
Amanheci em busca de uma antiga receitinha caseira pra abrandar o chulé de alguém bem próximo. Achei várias dicas caserias  que prometem tirar o odor mau dos pés, tirar chulé, etc...


Ter chulé, ou bromidose plantar (como quiser chamar), é um incômodo incomparável. Este problema limita as pessoas impedindo-as de ficar a vontade em situações onde tem que tirar o sapato (numa loja de calçados, por exemplo), quando se usa chinelo ou até mesmo em casa.
Acredite se quiser mas um dos motivos causadores do chulé pode ser a falta de higiene , que ajuda na proliferação de bactérias e fungos na planta dos pés. O suor sozinho não é responsável pelo odor ruim gerado por nossos pés. Ocorre que as bactérias e fungos agem na queratina macerada do suor, resultando no famoso “chulé”.





Ai vão duas receitinhas caseiras  pra abrandar esse mal cheiro  :

Receita Caseira para chulé:+ 200 ml de álcool comum, + 2 pedrinhas de cânfora,+ 1 copo de folhas secas de menta ou hortelã. Misture o álcool com as pedrinhas de cânforaEspere que elas dissolvam totalmente ( demora uns 5 dias ). Depois, acrescente 1 litro de água fervente às folhas secas de menta ou hortelã, deixe amornar.Deixe os pés repousarem nessa mistura por 30 minutos.Seque bem os pés e faça uma massagem entre os dedos com álcool canforado.

Receita Caseira fácil e eficiente para chulé e CC das axilas:  1/2 garrafinha de álcool de 250 c.c., 2 colheres cheias (sopa) de bicarbonato de sódio, 1 garrafinha tipo spray. Na garrafinha de plastico tipo spray, colocar o álcool e o bicarbonato e misturar bem. (Se quiser acrescente própolis e canfora também). De noite antes de dormir, lavar bem os pés. Secar bem e pulverizar bem e deixar secar (nao usar nada para secar) no ar. Na manha seguinte, repetir a mesma operaçao e calçar a meia normalmente. Pode calçar a meia, os sapatos ou tênis. De noite repetir a operação. Continuar repetindo durante 7 días. O chulé desaparece, algumas vezes para sempre. Segundo quem nos ensinou, afirmou que na casa dele funcionou!! Esta receitinha é velha de guerra...rsrsrs!


Mais sugestões:

Após o banho seque bem os pés e entre os dedos;
Evite calçados fechados no verão, pois eles aumentam a temperatura e consequentemente a transpiração dos pés;
Evite utilizar meias sintéticas (de nylon, poliéster…). Dê preferência as de algodão;
Mude de meias diariamente;Não use os mesmos sapatos todos os dias.
Exponha seus sapatos ao sol após o uso, assim as bactérias serão eliminadas pelo sol;
Não ande descalço em pisos umidos;
Use sprays e talcos antiperspirantes ou antibacterianos, eles o ajudarão no combate contra a profilaxia.

ATENÇÂO: Existem ainda alguns sabonetes e loções especiais que ajudam a diminuir a produção de suor nos pés, mas é recomendada uma visita ao dermatologista para que ele lhe indique aquele que é mais indicado para você. Casos graves podem ser tratados com botox, que paralisam a produção do suor e, conseqüentemente, a produção das bacterias causadoras do mau cheiro. Pois existem casos mais graves, em que o mau cheiro é causado por micoses, frieiras, ou algum outro tipo de problema dermatológico. Nestes casos o recomendado é que se procure um bom dermatologista, para tratar da micose e, concomitantemente, do chulé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!