sábado, 16 de junho de 2012

Dicas para Prevenção de Cupins


Estou passando um sufoco com o telhado de uma casa , herança de meus pais, que tenho lá pelas bandas de Laje do Muriaé , fechada já há 3 anos e que resolvi arrumar para ficar habitável.Daí, deparei com dois malditos bichinhos e resolvi fazer uma guerra contra eles.  Um deles o cupim e o outro o morcego. Foi então que surgiu esta pesquisa que talvez possa até ajudar alguns amigos e amigas conectados no Blog da colunista. 


Como disse Sun Tzu em seu livro “A Arte da Guerra”, conhecer o inimigo é um ponto fundamental para vencer uma batalha. Se você não sabe contra quem você está lutando, dificilmente irá obter sucesso. Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais sobre um pequeno inseto que pode causar grandes problemas na vida de qualquer um. Vamos  ficar conhecendo mais sobre o cupim.


Os cupins não são insetos que surgiram na vida moderna, eles já estavam aqui muito antes de nós e habitam esta Terra há certa de 55 milhões de anos. Atualmente existem 3000 espécies espalhadas por todo o mundo e apesar de serem seres extremamente frágeis individualmente, conseguem sobreviver e resistir a grandes investidas.

Um dos pontos mais importantes sobre os cupins é que eles vivem em colônias. Cada colônia é composta por milhares de cupins que se dividem em castas com funções específicas. Cada casta possue sua função na colônia, tal como: reprodução, proteção, construção do cupinzeiro, proteção dos ovos, entre outros.

Todas as espécies de cupins vivem em cupinzeiros. Estes cupinzeiros são extremamente importantes para a sobrevivência dos cupins e podem chegar há 5 metros de altura.


Sempre que falamos de cupins, lembramos deles como pragas que causam grandes dados ao homem, mas apenas 10% das espécies estão registradas com estas características. O cupim tem uma importância muito grande no ecossistema e no equilíbrio ambiental. Por conta de seus hábitos alimentares eles desempenham um papel fundamental na decomposição de madeiras e vegetais em geral. Por isso é muito importante identificar a espécie de cupim para combater exatamente a espécie que está causando danos.


 Sendo assim vamos dividir os cupins em 2 grandes grupos. Os cupins subterrâneos e os cupins de madeira seca.

Estes são os principais tipos de cupins, pois são estes que causam grandes danos econômicos a nós.  
Os cupins de madeira seca constroem seu ninho na própria madeira seca que vão usar como alimento. Neste caso os cupins não precisam se locomover para encontrar alimento e a madeira neste caso atua como abrigo e alimento.

O cupim subterrâneo, por sua vez, fazem o seu ninho no solo. Estes ninhos são construídos próximos a uma fonte de umidade e alimento e neste caso eles terão que se locomover para encontrar seu alimento. Este tipo de cupim é o maior causador dos prejuízos que vemos.

Os cupins são insetos que trazem grandes prejuízos, e que infestam  casas comércios e Normalmente quando percebemos suas presenças, a destruição já vai longe, e a perda do móvel ou da estrutura de madeira já esta comprometida, mais os cupins não visam somente madeiras, mas também livros, papeis, papelão e tudo que tenha composição celulósica e até a própria árvore viva eles atacam, e em questão de anos já não haverá nada para se fazer. Mas sempre temos que buscar algumas medidas preventivas para o combate controle ou dedetização dessa praga que assola silenciosamente nosso patrimônio.

Algumas medidas para prevenir os cupins são:

1) Evitar o acúmulo de madeiras, livros, caixas de papelão aglomerados e tudo que tenha derivados de madeira, em locais úmidos e que tenham pouca luminosidade.

2) Averiguar sempre batentes, rodapés, armários,  forros e estruturas de madeiras em geral.

3) Em casas e comércios sempre usar para acondicionamento de mercadorias, livros e papéis em estantes metálicas.

4) Manter sempre limpos e bem arejados locais onde são guardados os objetos que não são mais usados.

5) Usar sempre madeiras que são mais duras e que tenham em sua composição resinas anti- cupins como, peroba rosa, jacaranda, pau ferro, braúna, sucupira e copaíba.

 Deixar livros, caixas e moveis afastados das paredes, em locais secos e com bastante luminosidade.
Ha formas de combater e controlar os cupins, sempre que possível passar vernizes que em sua composição possuam fungicidas orgânicos e ou sintéticos, usar cupinicidas que em sua base possam ser diluídos em água e que tenham ação residual, inseticidas cupinicidas sintéticos tais como, Penetrol, Pentox, Formiguil, Formilix e etc.

*Em casos que não haja possibilidade de utilização destes inseticidas, há também alguns inseticidas caseiros como querosene com óleo diesel queimados que podem ser passados em rodapés, armários, e injetados nos locais infestados com certa eficácia pois o óleo diesel queimado é aglutinador residual.

OBSERVAÇÃO:
Siga sempre as orientações dos fabricantes, durante a manipulação use sempre luvas e máscaras  para sua segurança.

Um comentário:

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!