quarta-feira, 20 de junho de 2012

Curiosidade: Quem criou a capoeira


A história da capoeira confunde-se até mesmo com a História do Brasil! Resolvi saber quem criou a capoeira. E, pesquisando na internet achei inúmeros sites e blogs a respeito que me motivou a pesquisa colaborando para aumentar ainda mais minha admiração por esta arte. Encantada, envolvi-me na pesquisa que divido com amigos e amigas conectados no Blog da Colunista e com aqueles que curtem nossa página no facebook.



A Capoeira é Show, surgiu no Brasil no século XVI, com a vinda dos negros que aqui eram usados como escravos. Em ânsia de liberdade os negros criaram a capoeira, luta que supria a falta de força, compensando a má alimentação, numa demonstração de destreza e agilidade corporal. Ela foi criada no Brasil por escravos africanos da etnia banto.


Por ser uma mistura luta e dança, enquanto os participantes gingam, rolam ainda sons vindos de Berimbau, pandeiros e atabaques. Os escravos criadores da capoeira, misturavam instrumentos musicais, dança e luta, tudo ao mesmo tempo, enganando seus Senhores de Engenho. Os negros quando fugiam, iam para as matas de onde originou-se o nome Capoeira, que em tupi-guarani significa MATO RALO. O Quilombo de Palmares, localizada na serra da Barriga, no Estado Alagoas. No Quilombo todas as crianças após os 10 anos, tinha o seu início na Capoeira.

A Capoeira sofreu repressão por grande parte das autoridades policiais devido aos mau caráter e chegou a ser proibida em 1839 pelo Marechal Deodoro da Fonseca, e resistindo ao sistema até a sua legalização. Entre 1890 e 1937, entretanto a prática do esporte era proibida por lei.


A Capoeira é brincadeira, é um jeito de lutar jogando, rindo, dissimulando. Muitos fazem da Capoeira um estilo de vida. Evoluiu nos últimos cinqüenta anos, saindo das sendas da marginalidade e passando a ser praticada em academias, clubes e sua presença, obrigatória em espetáculos diversos. 


Tratando-se de uma cultura popular, a transmissão de conhecimentos de geração em geração vem ocorrendo de forma verbal e através da própria realização da arte. Sua expressão popular faz parte do vasto e rico legado da cultura brasileira e contém elementos de educação, arte, luta, esporte, terapia, assim como dança, lazer, folclore, história, ginástica, etc.


A arte na Capoeira se faz presente através da música, do ritmo, do canto, da expressão corporal, da criatividade de movimentos e da presença cênica. A luta representa sua origem e sobrevivência através dos tempos na sua forma mais natural, como um instrumento de defesa pessoal genuinamente brasileiro, e uma estratégia de resistência ao aniquilamento de uma cultura. Como modalidade esportiva, ela possui elementos que se identificam culturalmente com seus praticantes, despertando o interesse da comunidade em geral. A sua prática, como forma de lazer e recreação, representa eventos conhecidos na comunidade como "rodas de capoeira", sendo evidente os seus efeitos terapêuticos em termos educacionais, ocupacionais e de reabilitação.


Existem dois jeitos principais de praticá-la: o angolano e o regional . No primeiro, os movimentos são mais lentos e os golpes, feitos no chão. No regional, a luta é rápida e vários golpes podem ser feitos no ar.

Para quem se interessar aprofundar mais no assunto deixo aqui como Dica Literária , o livro de Jean Andrade:A Magia da Capoeira

Um comentário:

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!