quarta-feira, 30 de maio de 2012

Zé do Pedal Homenageado em Viçosa




O ativista mineiro José Geraldo de Souza Castro, Zé do Pedal, foi homenageado, no último sábado, 26, com o Prêmio "Expressão Viçosa".

O prêmio, que foi entregue pelo professor e jornalista Francisco Simonini (foto), chegou quatro anos depois que o ciclista saiu de Paris, França, para uma jornada de dois anos, percorrendo 17.300 quilômetros por 21 países da Europa e África em um carrinho de criança, no projeto Extreme World.


A viagem, que começou dia 10 de maio de 2008, aos pés da Torre Eiffel, em Paris, França, teve uma duração aproximada de dois anos e seu término foi na cidade de Johanesburgo, dia 5 de junho de 2010, poucos dias antes da Copa do Mundo de Futebol África 2010.



Esta foi a Nona edição do prêmio "Expressão Viçosa" instituído em 2003 pela editora da Revista Lógica, Bhrenda Santunioni, que busca homenagear pessoas, entidades e empresas de destaques na cidade universitária.

De acordo com a organizadora do evento esta homenagem ao Zé do Pedal deve-se ao fato do mesmo ser um grande promotor das causas ambientais e sociais, e, pela grande divulgação da nossa cidade (Viçosa) em todos os seus projetos. "Apesar de não ser viçosense nato, Zé do Pedal sempre está divulgando a cidade em seus projetos internacionais, colocando em alto o nome de Viçosa nos 76 países pelos quais já passou e deve ser tomado como exemplo pela sua dedicação às causas sociais e o intenso trabalho que o mesmo desenvolve em favor do meio ambiente. "Mesmo sem contar com patrocinadores Zé do Pedal corre atrás de seus sonhos porque acredita em um mundo melhor” finalizou Bhrenda ao justificar a homenagem.

Durante a solenidade da entrega de prêmio, realizada no salão de festas Coliseu  contando com grande presença de público, principalmente empresários, foi mostrado o promo do vídeo do documentário que os produtores Bruno Lima e Fabrício Menicucci estão realizando sobre o ativista que, desde a década de 80, faz aventuras inusitadas ao redor do mundo sempre utilizando algum veículo a pedal e divulgando uma campanha social ou causa ambiental.

Entre as principais aventuras de Zé do Pedal estão: Viagem de bicicleta até a Copa do Mundo (1981/1982), volta ao mundo de bicicleta (1983/1986), travessia de todo o Japão em um velocípede (1985), viagem de Chuí a Brasília em um velocípede (1987), viagem pela América do Sul em uma motocicleta (1996), viagem pelo rio São Francisco em um pedalinho (2002), viagem dos EUA ao Brasil pela costa oceânica em um pedalinho, (2004/2005 - única aventura não concluída, devido a furacões. Zé apenas conseguiu completar 10.000km, dos 22.000 totais), travessia da baia de Guanabara, no Rio de Janeiro, em um pedalinho de garrafas pet (2007).

Sua última aventura, Extreme World - da França a África do Sul em um kart a pedal (2008/2010), que teve como principal objetivo divulgar a campanha mundial do Lions Clube Internacional, para arrecadar fundos para operação de catarata e glaucoma dentro dos objetivos do programa sigth first (visão primeiro), de combate a catarata e glaucoma, em países pobres. Graças ao trabalho do Lions Clube Internacional, são realizadas, gratuitamente, por ano, milhares de operações em diversas partes do mundo, principalmente nos países menos desenvolvidos.

Zé do Pedal é membro do Lions Clube desde 2003, e desde então divulga as campanhas do clube por todo o mundo. Atualmente é Membro do Painel Consultivo do Clube de serviço e Presidente de Divisão do Distrito LC12 e tomará posse como Vice-Presidente do Lions Clube de Viçosa no dia 27 de junho.

É a terceira vez que Zé do Pedal é agraciado com o mesmo prêmio.  A primeira em 2003, depois de haver descido o rio São Francisco em um pedalinho com o objetivo de chamar a atenção sobre a poluição e o descaso do "Rio da Integração Nacional", e a segunda em 2006 depois do seu retorno a Viçosa da sua única viagem inconclusa: A viagem « Da Liberdade ao Cristo », em um barco a pedal, iniciada em 22 de março de 2004, e que foi interrompida no dia 21 de setembro de 2005 após sua embarcação sofrer os embates do furacão Rita, quando se encontrava a apenas 120 km de Cancun, na localidade de Dzilan de Bravo, Península de Yucatán, México.

Zé do Pedal reconheceu a importância do prêmio dizendo ser “uma alegria muito grande ter seu trabalho reconhecido, entretanto apenas teremos um mundo mais justo e mais humano quando toda a sociedade ter consciência de que a mudança que queremos está em cada um de nós”.

Um comentário:

  1. Querida amiga Tânia
    Obrigado pelo carinho de sempre.
    Qualquer dia visito voce ai em Muriaé
    quando precisar vir a Viçosa, será bem-vinda
    se precisar qualquer coisa daqui, não pense 2 vezes pra solicitar.
    um beijo no coração e que Deus continue a iluminar teus passos.
    Feliz dia

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!