quarta-feira, 1 de junho de 2011

Muitos anos sem Tabaco - uma decisão!

Após fumar os famosos Hollywood e Plaza, durante quase 17 anos, chegando a quase duas cartelas por dia, senti aquela tremenda necessidade de dar um chega pra lá naquele vício que, embora me desse um certo prazer, estava a perturbar prejudicando a mim e meus filhos pequeninos.

Aquela fumaça maltratava as crianças quando juntos estávamos a asssistir TV, na mesa após a refeição, nas viagens de carro... Eles começaram a reclamar e foi então que resolvi tomar a brilhante atitude: PARAR DE FUMAR! Mas como se eu tentava e não conseguia?

Realmente é muito difícil largar o vício do cigarro. Experiência própria. O que é bom mesmo é não experimentar e nem começar!

E ao tomar a preciosa decisão, fiz uma preparação psicológica lendo um livro que não me lembrava  mais o autor ( Ted Kosmon), mas que foi importantíssimo :" COMO PARAR DE FUMAR EM 5 DIAS". Este livro cheio de dicas colaborou comigo intensamente num passo a passo. Desde a preparação ao dia a dia. Foi a base de tudo que mesmo depois lidando com muitos fumantes ao meu lado nunca mais obtive recaída. Com ele ajudei  muitas amigas e amigos a acabarem com o vício, mas de tanto emprestar confiando na devolução infelizmente fiquei sem ele ...

Nesse endereço aqui eu achei por R$ 9

Lembro-me de dicas que me foram válidas e  repasso para os que se interessam tomar a decisão de viver sem o tabaco: 
- Ter um caderno de anotações para escrever  com letras bem visíveis o principal objetivo que o leva a desejar parar de fumar e também  para escrever  a frase "resolvi parar de fumar" durante aquele momento de ansiosa vontade de pegar no cigarrinho. Como aquelas cópias de antigamente  escrever, escrever.. até a vontade passar. Foi muito válido!

- Fazer umas continhas: de quantos cigarros foram fumados em centímetros para conferir quantos quilômetros de nicotina foram enviados ao  pulmão e o quanto foi gasto comprado cigarro durante os anos de fumante imaginando o que poderia ter sido investido com a grana queimada.

- Jamais  trocar o cigarro pela bala ou chicletes e pode usar o telefone como um aliado, ligando para um ente querido quando a vontade de fumar apertar, procurando distrair  pois ela dá e passa . Lembrar sempre daquele principal objetivo anotado no caderninho.

E assim eu fiz: após tomar meio copo de suco puro de limão, procurava suar bastante  na caminhada dentre outros exercícios que durante o dia, dois banhos era pouco, para eliminar aquela nicotina entranhada mesmo esfregando com bucha todo o corpo.Fiquei horrorizada com quantos Km havia fumado e no quanto havia gastado com maços.

1º dia, 2º dia, 3º dia, 4º dia e.... no 5º dia... pronto, foi muito mais fácil e continua até hoje desde a data de 20/10/1987. E a partir de então não mais deixei que aquele rolinho de papel com tabaco comandasse meus pensamentos e atitudes.


Sei que as diferenças individuais são imensas mas no intuito de colaboração deixo aqui através deste depoimento alguns passos que foram úteis para mim e que talvez  possa ser pra mais alguém.

Mais algumas dicas: Clique para conferir

5 comentários:

  1. Com certeza vai me ajudar muito, exatamente, nesse momento que estou lutando contra o maldito vício.Muito pertinente para o meu momento.
    Obrigada Tânia

    ResponderExcluir
  2. Acho que chegou a minha hora de tentar parar...

    ResponderExcluir
  3. Sua história se parece muito com a minha. Também adquiri este mesmo livro, deixei de fumar sem sacrifício e, de tanto emprestá-lo, fiquei sem ele. Hoje tento comprar outro mas não consigo.

    ResponderExcluir
  4. Sua história se confunde com a minha. Em 1987 deixei de fumar com o auxílio dêste maravilhoso livro. Fumava na época, 50 cigarros por dia e deixei com muita facilidade. Até hoje nunca mais tive vontade de usar o FATÍDICO cilindro recheado com veneno mortal, o tabaco. Também, de tanto emprestá-lo, fiquei sem ele. Já tentei comprar outro e não consegui. Gostaria de adquirir outro para continuar ajudando as pessoas a deixar este mortal vício.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!