segunda-feira, 27 de junho de 2022

Viva Melhor exercitando sua Energia Mental

 Todas as pessoas tem sobre a testa nove círculos que, segundo a parapsicologia, relacionam-se diretamente com o organismo. 

O circuito 4 está ligado ao fígado, o  3. com os rins, o 2. com o coração e o 1. com os olhos e ouvidos

No centro fica o 5, relacionado ao sistema nervoso e os brônquios.  à esquerda estão o 6. do baço e pâncreas; o 7. que é o ponto da sexualidade; o 8. o do estômago e o 9. dos intestinos.

Se você tiver o poder da FORÇA MENTAL, pode ajudar os outros agindo da seguinte forma: imagine que um raio de luz sai de sua testa e atinge diretamente a pessoa  partindo do seu ponto 8 e alcançando também o ponto 8 do doente que deseja auxiliar.  Se o problema estiver localizado no estomago, por exemplo, veja a luz partindo do seu ponto 8 alcançando também o ponto 8 do doente.

Se você ainda não desenvolveu sua força mental, no entanto, ou encontra dificuldades em imaginar o raio de luz, pode praticar este exercício: toque com a ponta de um dedo, com firmeza, o ponto desejado, e  em seguida leve o mesmo dedo ao circuito da pessoa afetada, OU DE VOCÊ MESMO.


Veja como exercitar o cérebro e aumentar a capacidade mental

Assim como o nosso corpo precisa de uma alimentação equilibrada e exercícios físicos constantes, o nosso cérebro também precisa de muita malhação, para ficarmos bem longe dos distúrbios psicológicos em qualquer fase da vida. Por isso, vamos te mostrar cinco maneiras de exercitar o cérebro para aumentar a sua capacidade mental. Confere aí.: 
1) Faça uma poupança cognitiva
Calma que já vamos explicar o que é isso. Essa é uma forma inteligente de exercitar o cérebro e deixar a mente mais preparada para enfrentar eventuais dificuldades do cotidiano. 
Uma reserva cognitiva nada mais é do que ter uma vasta experiência (desde a juventude) em estímulos que tenham foco na ginástica cerebral. Ou seja, em tudo aquilo que faz a mente trabalhar duro.
Isso é fundamental para quando houver uma redução da capacidade cognitiva lá na frente, possamos usar as habilidades que foram previamente desenvolvidas e armazenadas.  Por isso, para deixar o seu cérebro ativo, procure aprender coisas novas. Uma mente parada está longe de ser saudável, por isso, quanto mais você investir no aprendizado constante, maior será a sua poupança cognitiva.

2) Saia do “modo automático” 
 Outra forma de exercitar o cérebro para aumentar sua capacidade mental é investir na experimentação. Especialistas recomendam a realização de atividades que você goste e sinta prazer em fazê-las. É dessa forma que se pode sair do “modo automático”, pois aí é que mora o perigo, já que a tendência é que o cérebro fique mais preguiçoso (por causa da rotina), pois não existe nenhum tipo de estímulo. Uma boa dica aqui é a leitura. Mas não se trata de somente ler por ler. O desafio é ler um ou dois capítulos de um livro, por exemplo, e fazer uma reflexão do que foi lido. Se for possível, tente explicar (com suas próprias palavras) para outra pessoa o que entendeu do assunto ou reconte o que leu para si mesmo. O seu cérebro precisa sair da zona de conforto, que é altamente prejudicial.

3) Adquira conhecimento oriental 
Não estamos falando para aprender a falar fluentemente chinês ou japonês. Existem alguns exercícios para exercitar o cérebro que são amplamente usados em países orientais.O sodoku, por exemplo, que é um jogo (tipo quebra-cabeça) baseado na lógica numérica, é uma excelente forma de exercitar e, sobretudo, desafiar a sua mente. Quer algo mais estimulante? Os jogos hitori e kakuro também podem aumentar a elasticidade do seu cérebro de uma maneira divertida. O tangram, que é um quebra-cabeça chinês, também pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico, atenção e da habilidade visual espacial. Todas essas sugestões deixam as funções cerebrais bem conectadas, através de uma ginástica mental efetiva. 

                                                 4) Pratique atividades estimulantes

Agora, se você quiser exercitar o cérebro para aumentar sua capacidade mental e arrasar nas provas do concurso público, praticar atividades estimulantes são uma boa pedida. Além de turbinar o seu aprendizado, o desenvolvimento das funções cognitivas também pode ser imenso, o que deixa a sua capacidade intelectual nas alturas. Jogos de memória, como xadrez, dama ou batalha naval, quebra-cabeças e palavras-cruzadas, são excelentes formas de malhar o seu cérebro, já que te estimulam a lembrar das imagens, posições e regras, para vencer o desafio proposto. Outra dica bacana é deixar os jogos online fazerem parte da sua rotina diária. Alguns são desafiadores e emocionantes. Alguns minutos por dia é suficiente para malhar o cérebro.

5) Desafiar-se todos os dias

Por fim, para exercitar o cérebro de verdade, é preciso desafiar-se constantemente. Fazer tarefas diferentes (nem que seja de vez em quando) é excelente para a sua saúde mental. Por exemplo, que tal estabelecer uma meta semanal de resolver de 10 problemas de matemática sem usar calculadora? Além de ser desafiador, é um estímulo e tanto.  Outras atividades desafiadoras são: mudar o trajeto para ir à padaria, ao mercado ou a outro lugar próximo de casa; imaginar algum objeto sobre um determinado móvel e deixá-lo bem peculiar com alguns detalhes diferenciados; escolher alguma ferramenta, anotar as suas funções e tentar se lembrar delas posteriormente; ou escrever as letras do alfabeto, os meses do ano, planetas do sistema solar ou dias da semana, de trás para frente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!