terça-feira, 28 de janeiro de 2020

CERIMONIAL 70 ANOS – TANIA GUSMAN

CERIMONIAL 70 ANOS – TANIA GUSMAN – 
10 DE MAIO DE 2019
Salão de Festas "La Castro"
TEXTO da jornalista Ludmila Gusman-filha da aniversariante
ELIAS MÚSICA DE ABERTURA (IMPACTANTE) – 
Só INSTRUMENTAL
BAIXA SOM

PABLO: Amigos, boa noite!
“A vida é um milhão de novos começos, movidos pelo desafio sempre novo de viver e fazer todo sonho brilhar. E, por vocês fazerem parte da história de vida, da nossa querida Tania Gusman, queremos na comemoração das suas sete décadas, brindar juntos este momento especial!”
Em nome de nossa família, agradecemos a todos que aqui estão atendendo ao convite da aniversariante para, com ela, festejar as alegrias e bênçãos de mais um ano de sua vida.
AMALINE: Obrigada pela presença de cada um e de cada uma em particular, que hoje abrilhantam com sua alegria esta comemoração especial! Obrigada às homenageadas da noite, que atenderam ao pedido da aniversariante e estão com o look na cor vinho. Pelo brilhantismo, glamour e elegância, que estão proporcionando a esta festa. Para Tania, vocês representam etapas da sua vida e que ela deseja render homenagens.
PABLO: A cor escolhida, o VINHO, remete ao significado de que quanto mais o tempo passa, melhor o VINHO fica. Assim são todas vocês que significam as sete décadas bem vividas de Tania. O decorrer do tempo trouxe aprendizados, desafios e foram essenciais para o amadurecimento de uma vida regada de muito amor! 
SOBE SOM – ENTRA MÚSICA
 PEQUENINA DO MEU CORAÇÃO

PABLO: Numa tarde ensolarada do abençoado mês de maio dos idos de 1949, a garotinha Tania veio ao mundo. Eram precisamente 16 horas! Depois de dois filhos, Tania chegou pra reinar o lar da professora Maria Dulce Goulart Cerqueira e do dentista Evaldo Lomeu Braga. A comunidade de Comendador Venâncio (Distrito da vizinha cidade fluminense Itaperuna)  ganhou mais uma venancense que veio pelas mãos do único médico da região: Dr.Ary Rosmaninho com ajuda da parteira Dona Maria.


AMALINE: Tania foi abençoada pela sua amada e inesquecível Dindinha Mirian, que naquela época a acolheu com um amor incomparável e muito mimos. Mirian foi sua madrinha e babá. A ela Tania rende sua eterna gratidão! (PAUSA)
SOBE SOM

PABLO: São 25 mil 550 dias, 840 meses, 613 mil e 200 horas de muito mais vitórias do que derrotas.
AMALINE: São sete décadas de muitos desafios, lágrimas, sorrisos, e acima de tudo, de muita vontade de viver.
PABLO: 70 anos de muitas vivência, amadurecimento. Por isso, meus amigos, merecem e devem ser comemorados. Em se tratando de Tania Gusman, com muito estilo e Glamour.

PABLO E AMALINE: Com muito carinho, e uma calorosa salvo de palmas, vamos receber a aniversariante

ELIAS BATALHA: ENTRA MÚSICA AMADA MIA
NAS TVS DE LED FOTO LUCIO GUSMAN

PABLO: Mãe, essa música não sai dos seus pensamentos, não verdade? A canção linda que papai cantava pra você e que hoje é para nós um hino de amor.  Nós, seus filhos a temos como exemplo e passamos adiante.

AMALINE: Dona Tania, tá vendo essa quantidade de pessoas reunidas em sua frente? São seus amigos!!!! São pessoas que você mesma teve o zêlo de escolher a dedo, uma por uma para comemorar mais um ano de sua vida. Estão todos aqui para aquele abraço caloroso de muito amor. Curta essa noite. Você é merecedora de tudo!

PABLO: Que linda você está, hein mãe? Vestida com um look confeccionado artesanalmente, com linha fina, em crochê, feito pelas mãos da vovó Dulce, sua mãe, e que foi usado na cerimônia religiosa do seu casamento, há 49 anos atrás. A senhora fez questão de relembrar as emoções daquele 4 de julho de 1970. Sempre pensando nos mínimos detalhes.

SOBE SOM

AMALINE: E... Para dar início, às homenagens dessa noite, convidamos as duas filhas: Ludmila e Larissa.

ENTRA MÚSICA PARA ENTRADA DAS FILHAS. ELAS ABRAÇAM A MÃE E A CONDUZEM PARA CADEIRA E TIRAM O SALTO ALTO. AS FILHAS SAEM NÃO FICAM LÁ.

PABLO: Convidamos, agora, os dois irmãos de Tania: Telma e Fernando, representando a primeira década de vida de Tania: O SEU NASCIMENTO!

ENTRA MÚSICA PARA ENTRADA DOS IRMÃOS.
NA FRENTE, OS NETINHOS JULIA E GABRIEL LEVANDO A ROSA E A PLAQUINHA – 1ª DECADA


PABLO: Fernando, Tania e Telma formam o trio de amizade, cumplicidade e respeito. Tania é a filha do meio, protegida pelo mais velho Fernando e amparada pela caçulinha Telma. Eles, preocupados e cuidadosos com a irmã, trazem um sapatinho, mais confortável, para que daqui pra frente Tania, fique mais atenta onde pisa e tome mais cuidados com a coleção de saltos que ela possui.

MÚSICA PARA TROCA DO SAPATINHO.
APÓS FERNANDO SAI E TELMA PERMANECE LÁ AO LADO DA TANIA.
SOBE SOM

JAMILLE ENTRA LEVANDO 14 ROSAS  Á MEDIDA QUE AMALINE VAI FALANDO Tania vai entregando as rosas.

AMALINE: E, Tania vai crescendo, atravessando suas fases de menina, adolescente e juventude. Para lembrar esta sua segunda década de vida, convidamos as jovens mulheres sobrinhas de Tania, amigas e colegas de suas filhas Ludmila e Larissa que enquanto crianças, adolescentes e jovens marcaram presença em nossa casa e em nossos corações. Tania acompanhou estas jovens em várias etapas de suas vidas. Hoje, mulheres feitas, que nos orgulham, elas recebem o carinho da aniversariante.

PABLO: Convidamos para receber o abraço de Tania:
2.   MONALISA POIARES
3.   ALINE POIARES
4.   FLÁVIA ALVIM BRAGA
5.   FERNANDA BRAGA DE PAULA
6.   ANA PAULA DALDOCE
7.   LUNA MACHADO GUSMAN
AMALINE:
8.    ALVANIA GUSMAN
9.               MARILENE GUSMAN
10.           FABRÍCIA MESCOLIN
11.           FERNANDA KELY
12.           MIRELA DE PAULA
13.           FERNANDA MARINHO
14.           LUCIANA PORTO
SOBE SOM

PABLO: Chegamos agora à terceira década! Formada em magistério aos 17 anos, Tania prestou concurso para o Estado do Rio, sendo a primeira colocada na cidade de Laje do Muriaé. E, nos idos de 68 - iniciou sua carreira de professora do ensino fundamental, lecionando para alunos da zona rural: lá no “Bairro Branco”. Percorria diariamente 12 km, 6 para ir e 6 para voltar, no lombo do DOMINÓ, seu cavalo manga-larga machador de estimação.
AMALINE: Mas Tania queria mais.. Foi quando veio para Muriaé fazer um cursinho para o vestibular. Adivinhem quem era o professor? Lúcio Gusman.  Parece que o professor se encantou então com a tímida aluna e ela pela sapiência do mestre. Os dois viveram uma história linda de amor e respeito por três anos de namoro e noivado e mais 32 anos de casados, gerando quatro frutos dessa união.
PABLO: Lúcio foi um grande incentivador para a realização dos sonhos de sua amada. Além de Pedagogia, Tania cursou Administração, Supervisão na Faculdade de Muriaé, Estudos Sociais na Faculdade de Itaperuna.  De professora e aluna, já com dois filhos, ela e Lúcio passaram a ser colegas por 5 anos no curso de direito, em Juiz de Fora, na Faculdade Vian Júnior, recebendo diploma, nos idos de 1981.
AMALINE: Durante o curso, a família aumentou. Ludmila chegou em janeiro de 1978 e Larissa em outubro de 1979. Nada fácil, estudar e trabalhar com quatro filhos pequenos! Pós-graduada em Inspeção Escolar Tania passou a atuar na Inspeção das escolas estaduais na cidade de Laje do Muriaé até se aposentar.
PABLO: Em Muriaé, Tania atuou como supervisora no distrito de Boa Família e ainda como professora de psicologia e Geografia. Em Laje do Muriaé, ainda lecionou Didática, Psicologia e Sociologia.
AMALINE: Cheia de idéias, foi nessa década também que, por amar o artesanato, Tania fundou a Escola de Artesanato CriAção,  um espaço em que  ministrava cursos de artesanato, para quem queria aprender seus seus dotes como terapia.  
LETÍCIA ENTRA LEVANDO  17 ROSAS  Á MEDIDA QUE VAI FALANDO Tania entrega uma rosa a cada uma amiga.
PABLO: E para relembrar estas etapas de sua vida, Tania escolheu homenagear algumas amigas profissionais, guerreiras e competentes. Mestras no verdadeiro sentido da palavra, professoras, advogadas, colegas de profissão, alunas da escola de artesanato..  Convidamos para abraçar Tania AS PROFESSORAS: Música: "Meus tempos de Criança" (A professorinha de Ataufo Alves)
15.           MARIA DA GRAÇA BRAGA HASTENREITER,
16.           ANA MARIA LA GATTA
17.           CONCEIÇÃO GUIMARÃES
18.           EZILMA FONSECA
19.           NILZA HELENA ALMEIDA
20.           BEATRIZ DORNELAS
21.           SÔNIA ABREU
22.           MARIA LÚCIA MAIRYNK
23.           MARIA DAS GRAÇAS MAGALHÃES
24.           ANDREA MEDINA

AMALINE:
25.           WANDERLY TORRES DE AZEVÊDO
26.           MARIA INÊS MURATORI
27.           ROSALVA MAZZINI
28.           ANA PALMIRA BELGA

AS ADVOGADAS:
29.           EDITH ALVIM BRAGA,
30.           ANA PAULA TEIXEIRA DE OLIVEIRA
31.           MARCELA RIBEIRO

Representando a fase de Tania como Colunista Social e administradora do primeiro site de coluna social de Muriaé, o Muriaé na Web. Convidamos as jornalistas:

32.           JULIANA LAVIOLA
33.            ANDRÉA OLIVEIRA

SOBE SOM

PABLO: 4ª Década! Nesta década, Tania deseja render homenagens a amigas exemplos de altruísmo em suas atuações nas associações e nos serviços sociais. Como Domadora de seu companheiro Lúcio e como companheira Leão, Tania doou 38 anos de sua vida, SERVINDO desinteressadamente aos menos favorecidos. Divulgou o Lions Barra em várias convenções distritais e nacionais. Atuou ativamente na associação desde 31 de outubro de 1971 A 2009: Além de presidente, ocupou vários cargos na diretoria do clube e no Distrito. Com maestria também ocupou o cargo de Secretária do Distrito e foi mentora da fundação de um clube feminino o atuante, o “Helen Keller”.

AMALINE: Tania também atuou no Clube de Mães e na Casa de Apoio do Hospital do Câncer de Muriaé oferecendo seus dons artesanais. Durante quatro anos foi associada ao Rotary Clube Muriaé Norte.  Relembrando aquela época de SERVIR, convidamos:
35.           ZEZÉ COSTA
36.            MARIA CÉLIA FERRARÊS
37.           ENI VEGE 
38.           LUZIA SANTOS
39.           ZEZÉ PORTILHO
40.           MARIA JOSÉ GUSMAN

PABLO:
41.           CLÉRIA MAZZINI,
42.           SIMONE LACERDA GOULART,
43.           DODÔ,
44.           SOLANGE ADRIANO
SOBE SOM

ELISA  ENTRA LEVANDO  9 ROSAS  Á MEDIDA QUE VAI FALANDO Tania entrega as rosas

AMALINE. 5ª Década AHHH AS VIAGENS! Quantas alegrias e satisfação em conhecer novos locais e fazer novas amizades. Os passeios que Tania sempre valorizou ao lado de Lúcio, continuaram... Uma terapia, uma forma de aproveitar a vida conhecendo e aprendendo a cada viagem realizada.

PABLO: Para relembrar essa fase de inúmeras viagens que permanecem até hoje, convidamos para abraçar Tania:

45.           VIVIANE ETIENE
46.           SUZANA ALVES
47.           MARLUCE GOMES
48.           TIDA CIRIBELLI
49.           ILIZIÊ DUVANEL
50.           HELOISA HELENA AGRELOS
51.           GLAYDS NAPOLEÃO
52.           SILVIA HELENA JANUZZI
53.           RITA GUIMARÃES


SOBE SOM
LETICIA E JULIA  ENTRAM LEVANDO  15 ROSAS  Á MEDIDA QUE VAI FALANDO

AMALINE: 6ª Década - AMIGOS para SEMPRE! Como é maravilhoso poder contar com os amigos. Tania é muito grata a Deus por ser cercada de pessoas especiais. Representando a fase dos 60, ela quer homenagear as mulheres guerreiras, que estão sempre a incentivando, valorizando-a e sendo exemplos bons em sua vida. 
PABLO: Nessa fase, Tania rende homenagens às mães de filhos especiais que, assim como ela, foram por Deus escolhidas para gerar, cuidar e educar um filho especial. Tofinho, hoje seu grande companheiro, nasceu no ano de 1973, numa época em que os recursos eram infinitamente inferiores aos dias de hoje. Mesmo assim, Tania ao lado de Lúcio permaneceu firme.
AMALINE: Entre os inúmeros desafios: a perda de Lúcio foi marcante. E, foram os incontáveis amigos que ajudaram Tania a permanecer de pé, seguir sua vida, mesmo sem ter ao lado o seu grande amor.  Tania também rende homenagem aos amigos que conheceu através da tecnologia. É daquelas internautas assíduas que valoriza e faz questão CURTIDINHAS.  Cada comentário, compartilhamento, likes... são atitudes que ela considera como um grande incentivo para mantê-la motivada e feliz.
PABLO: As vizinhas de Tania não podem faltar nessa lista. São para ela verdadeiros anjos da guarda. Nos momentos de aflição, de motivação, de tristezas e alegrias elas estão sempre presentes. Aos amigos que há anos nunca a deixaram, aos saudosos amigos e aos novos que ao longo dessa sete décadas surgiram, Tania faz questão de lembrar. Convidamos para abraçá-la, representando toda essa legião de grandes amigos:
54.           SANDRA BRAGA
55.           EDNA MARIA ASEVEDO
56.           RITA DE CÁSSIA APOLINÁRIO
57.           BETH CASTRO
58.           IZA MACHADO
59.           ANDRÉA PENA
60.           APARECIDA DE PAULA
61.           SOLANGE BALDANZA
62.           TATIANE AMADOR
63.           SILMARA SCHNEIDER
64.                 VIRGÍNIA MACHADO
65.           INÊS RODRIGUES
66.           MARIA DAS GRAÇAS MAGALHÃES
67.           JÉSSICA SANCHES
SOBE SOM

PABLO: Chegou o momento da Gratidão e para agradecer, porque “AGRADECER É PRECISO!” convidamos a dama de vinho, Luciana Porto, para que em nome das 70 mulheres homenageadas deixe sua mensagem a Tania com palavras vinda do coração.
- PABLO E AMALINE SAEM E VÃO SE POSICIONAR PARA ENTRAR NA SETIMA DECADA.
- LUCIANA FAZ A HOMENAGEM E CHAMA A FAMILIA PARA REPRESENTAR A SETIMA DÉCADA
- ELIAS BATALHA TOCA A MÚSICA TREM BALA PARA A FAMILIA ENTRAR. CAMILLE PUXA A MÚSICA NO MICROFONE.
- LOGO EM SEGUIDA ELIAS TOCA A MUSICA DA VALSA. JÁ SE POSICIONAM
1. FERNANDO
2. PABLO
3. TOFINHO

- ACABOU A VALSA, ELIAS JÁ ENTRA TOCANDO  VALSA MALUCA ... TANIA DANÇA - ELIAS CONVIDA A TODOS PARA CANTAR OS PARABÉNS . A festa continua ao cair das bolas do teto ao som da música: "VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ"

Texto escrito e montado pela jornalista Ludmila Gusman.

Um comentário:

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!