quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Igreja de São José em Belo Horizonte

De arquitetura eclética com influência neogótica, a Igreja de São José foi construída pela congregação dos redentoristas e é um dos mais notáveis monumentos construídos na cidade. Com uma forma de uma perfeita cruz latina, a matriz tem 60 metros de comprimento e 19 de largura. Teve sua decoração interior iniciada em agosto de 1910 e abriga capitéis das belas colunas no estilo coríntio, o grandioso presbitério, além de um órgão de tubos fabricado em 1927. A pintura interna da igreja foi feita pelo artista alemão Guilherme Schumacher, que entregou a obra em fins de 1912.
                                                           



 
No altar-mor, um painel retrata a Santíssima Trindade entre anjos e santos. No presbitério, aparecem no teto Nossa Senhora com o Menino Jesus e 40 medalhões com os antepassados de Jesus desde Abraão até São José. Nas paredes estão os quatro evangelistas e ao lado das janelas inferiores, os Doze Apóstolos. No alto dos arcos, há seis doutores da Igreja e o padroeiro São José. Nos altares laterais do lado direito, há cenas da vida de Santo Afonso, a promessa da Redenção feita a Adão e Eva e a aparição de Nossa Senhora de Lourdes a Bernadete. Do lado esquerdo, é narrada a história do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o Calvário e a aparição do Sagrado Coração à Santa Margarida Maria.


No corpo da igreja, no alto, estão de um lado 14 santos e do outro lado 14 santas, sendo que esta separação refletia o costume da época de estarem separados os homens das mulheres dentro das igrejas. A matriz recebe um público aproximado de 1.500 pessoas diariamente e de 5.000 aos finais de semana. Em 2014 iniciou-se uma restauração interna e externa que buscou resgatar detalhes de sua construção original.  





Endereço: Rua Tupis, 164 - Centro 
Telefone: 31 3273-2988
Site: http://www.igrejasaojose.org.br 
E-mail: psjsecretaria@gmail.com 
Horário de Funcionamento: 2ª a dom. das 6h às 22h 
Missa: Sábados às 7h, 8h, 18h e 19h. Domingos 7h, 8h30, 10h, 11h30, 16h, 17h30 e 19h. Adoração à Santíssima: 5ª às 12h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!