segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Reflexão: Mulheres invisíveis


Mulheres invisíveis não porque não fazem diferença por onde trabalham. Mas, porque mesmo com tanto esforço e dedicação, são subestimadas em seu ofício e ganham menos que os homens pelo mesmo trabalho desenvolvido. Elas querem equiparação salarial, apenas.

Mulheres invisíveis porque oram por suas famílias e casas diariamente para que Deus acompanhe e guarde seus filhos. Não fazem questão de mostrar isso ao mundo, mas sim, ajoelham-se no silêncio dos seus quartos e choram por dias melhores no seio familiar.

Mulheres invisíveis porque acreditam no futuro melhor e labutam por ele, sem cessar. Abrem mão de seus planos para sonharem com o outro, seja ele o marido, o namorado ou o companheiro de longa data. São flexíveis e amáveis. Não querem aplausos, querem respeito.

Mulheres invisíveis porque estão por detrás das cortinas, limpando o chão, cuidando de detalhes e torcendo pela apresentação. Sorriem com os pequenos acertos, relevam os grandes erros. Elas não se importam com grandes realizações, sonham com elas, de fato. Mas, preferem momentos simples e alegres.

Mulheres invisíveis que acordam às 5h para garantir o sustento da família e chegam em casa às 22h, tendo tempo de brincar com as crianças, fazer o almoço do dia seguinte, organizar as contas e ouvir o esposo. São heroínas diárias, mas só querem consideração e ajuda mútua.


E como Elba Ramalho já compôs lindamente:
Pra descrever uma mulher
Não é do jeito que quiser
Primeiro tem que ser sensível
Senão, é impossível
Quem vê por fora, não vai ver
Por dentro o que ela é
É um risco tentar resumir
Mulher… (…)

Ah, nossas mulheres invisíveis. Nossas inspirações de vida. Nossas referências de luta.

Sendo mulher, saiba exatamente o seu valor e não abra mão dele. 

Mulheres e Manchas – Ilustração de Cibele Gomes


2 comentários:

  1. Excelente matéria... Muita sensibilidade e inteligência. O mundo real precisa de pessoas que questionem, que mostrem aspectos da vida que muitos ignoram ou escondem por ser incômodo ou simplesmente por não conseguirem pensar em uma resposta, uma alternativa. Parabéns, Tânia Gusman pelo excelente trabalho !

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto. As imagens são lindas, é autorizado usá-las em páginas de internet.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!