quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Personalidades serão condecoradas com a Medalha Comenda da Liberdade e Cidadania


BELO HORIZONTE [ ABN NEWS ] — Renomadas personalidades estarão recebendo no domingo (13) a Comenda Medalha da Liberdade e Cidadania, instituída e regulamentada por Decreto Conjunto dos Municípios Mineiros de Ritápolis, São João del-Rei e Tiradentes. A Cerimônia de outorga da Comenda será na Fazenda do Pombal em Ritápolis, Minas Gerais, local do nascimento do herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. 

A Medalha Comenda da Liberdade e Cidadania destina-se a condecorar cidadãos mineiros, brasileiros e estrangeiros que se destacam em prol do incentivo, apoio e divulgação das atividades relacionadas à Liberdade, à Cidadania, à Responsabilidade Social, à Cultura, à Preservação Ecológica e Ambiental, à História, ao Civismo, e, além do desenvolvimento sócio-econômico, turístico e cultural da Região do Rio das Mortes em Minas Gerais, engrandecendo e dignificando os Municípios Ritápolis, São João del-Rei e Tiradentes, o Estado de Minas Gerais e o País. 

O Conselho da Medalha, responsável pela escolha das personalidades que serão agraciadas, é composto pelo Chanceler da Medalha, Eugênio Ferraz; o Vice-Chanceler da Medalha, Wainer de Carvalho Ávila; o Secretário da Medalha, Francisco José dos Santos Braga, o Vice-Secretário da Medalha, Auro Aparecido Maia de Andrade; o Antonio Ronato de Melo (Prefeito de Ritápolis), Nivaldo José de Andrade (Prefeito de São João del Rei); Nílzio Barbosa (Prefeito de Tiradentes), e os três Presidentes das Câmaras Municipais: Mauro Alexandre Carvalho Duarte (São João del-Rei), Rogério de Almeida (Tiradentes) e Marco Antônio Heitor dos Santos (Ritápolis).



O presidente da Federação Nacional da Imprensa - Fenai/Faibra e da Associação Brasiliense de Imprensa ABI-DF, J.H. de Oliveira Júnior e o presidente da Associação Mineira de Imprensa e diretor da Fenai-Faibra, Wilson Miranda, serão homenageados com a Comenda Medalha da Liberdade e Cidadania.

Serão também galardoados, dentre outras personalidades, o Governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia; o Presidente da Academia Mineira de Letras, Orlando de Oliveira Vaz; o Presidente Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro; o Presidente da CEMIG, Djalma Morais; a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira; o Comandante Geral da Policia Militar de Minas Gerais, Coronel Renato Vieira de Souza; o Diretor Regional da Rede Globo Minas, Marcelo Landi Matte; o Presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça;o Presidente da Federacao das Industrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, Olavo Machado Júnior;o Presidente da Associação Comercial de Minas Gerais e do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, Roberto Luciano Fagundes; a Presidente do Museu Metropolitano de Buenos Aires, Alicia Cunto; o General Ilidio Gaspar Filho; o Major Brigadeiro Antonio Franciscângelis Neto e o Senador Aécio Neves. 

Ideais de Tiradentes - Para o Chanceler da Comenda, Eugênio Ferraz, a Comenda representa os ideais do Herói Tiradentes e da Inconfidência, juntando a visão de futuro das três municipalidades na Fazenda do Pombal, local onde passam a cultuar o nascimento de Joaquim José da Silva Xavier. Ele destaca que sua edição indica o reconhecimento a personalidades que contribuíram para que os ideais de liberdade do Alferes, permeando os conceitos atuais de cidadania, responsabilidade social, preservação ambiental, entre outros tantos temas semelhantes, sejam perpetuados. 

Eugênio Ferraz destaca que o objetivo maior de sugestão para a Comenda conjunta foi propiciar maior divulgação e visibilidade à histórica Região do Rio das Mortes quando das celebrações do nascimento do Alferes protomártir, permitindo à sociedade atentar e refletir acerca das simbologias agregadas às comemorações. 

Mensagem do Chanceler

"Esta Comenda da Liberdade e Cidadania que une, em um único e grandioso propósito, três importantes cidades de Minas Gerais, representa os ideais do Herói maior do Brasil, o Tiradentes, e da Inconfidência Mineira somando, agora, a elevada percepção e visão de futuro das municipalidades de Ritápolis, São João del-Rei e Tiradentes, terras que abrigaram e abrigam a Fazenda do Pombal, e que, ineditamente juntas, passam a cultuar o nascimento de Joaquim José da Silva Xavier. A elaboração da legislação e decreto conjunto das Prefeituras e Câmaras de Vereadores, a seguir contando com o integral apoio dos Institutos Históricos e Academia de Letras locais para a edição da Comenda, indica o reconhecimento público a personalidades que, de alguma forma, contribuíram ou contribuem para que os ideais de liberdade do Alferes, permeando os conceitos atuais de cidadania, responsabilidade social, preservação ambiental, entre outros tantos temas análogos e atuais, sejam sempre mantidos, dignificados, lembrados e invocados em nosso país. O objetivo maior de nossa sugestão para esta Comenda conjunta - instituída em prazo recorde a partir dos entendimentos preliminares iniciados em meados de julho de 2011- aliando a civilidade das três importantes cidades às nossas raízes históricas, foi, ainda que tardiamente, propiciar a merecida divulgação e máxima visibilidade à histórica Região do Rio das Mortes quando das celebrações do nascimento do protomártir Tiradentes, patrono e herói cívico do Brasil, permitindo à sociedade atentar e refletir acerca dos valores e simbologias agregadas às comemorações e também delas decorrentes. Os agraciados, indicados, dentre outras, por diversas instituições, órgãos e níveis de poderes públicos, sem dúvida alguma, poderão perceber, nas comemorações da Semana da Liberdade, nos eventos cívicos, culturais e artísticos e na própria cerimônia de condecoração, a importância do seu comprometimento maior e crescente com a causa da liberdade e com os demais conceitos agregados à Comenda da Liberdade e Cidadania. 

Eugênio Ferraz - Chanceler da Comenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!