O maestro João Carlos Martins, acompanhado pela Orquestra Filarmônica Bachiana Sesi-SP, fará dois concertos didáticos , na Sala São Paulo, em SAMPA, sexta, dia 27/05, para alunos das escolas municipais e estaduais. Nos concertos, o maestro vai explicar o funcionamento de uma orquestra e os diversos instrumentos, e, apresentará a Suite Quebra Nozes de Tchaikovsky para esse público, que não está habituado a música clássica.
O maestro João Carlos Martins se eleva a um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Depois disso, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando para a regência sua paixão pela música.
A qualidade dos músicos da Filarmônica Bachiana, selecionados entre as melhores orquestras brasileiras, tem sido elogiada pelo mundo afora. São profissionais que fazem questão de aprimorar seu talento com trabalho e estudo. Assim, a orquestra, fundada em 2004, não tardou a ganhar o merecido reconhecimento. Após quatro temporadas em que se apresentou pelo Brasil, encantou o público americano com quatro atuações de gala, sendo duas no Carnegie Hall, em 2007 e 2008, e duas no Lincoln Center, em 2009 e 2010 (Nova York).
Não sou uma profunda conhecedora de música clássica, mas admiro muito o maestro, desde que vi uma entrevista dele na TV. É um exemplo de luta, perseverança e fé.
ResponderExcluir