Neste 8 de janeiro comemorando o "Dia do Fotógrafo", lembramos com carinho de um aniversariante do dia nascido em 1945. Nosso querido saudoso professor Lúcio Gusman, artista das letras, da música e por que não dizer da fotografia também. Inúmeros são seus registros que permanecem!
E para homenagear a todos os que amam esta arte escolhemos sua filha, a jornalista Ludmila Gusman que atualmente resolveu se envolver profissionalmente na arte da fotografia.
Fotografar é acima da arte de escrever imagens com luz eterniza momentos, sorrisos e lágrimas, maneira de expressar o que se vê ou
sente. Uma arte que nos envolve pela
surpreendente forma de registrar o que nosso olhar quer viver para
sempre.
Ludmila Gusman por possuir de Deus, o dom mágico da criatividade, aos seus olhos, seu foco vira ARTE! Arte de
vê a vida, e isso a fascina! E, como se escrevesse uma poesia, transforma-se em uma menina pequenina enxergando o mundo de uma forma mais mágica e apaixonada pelos detalhes que antes lhe passavam despercebidos. (Tania Gusman) A fotografia em si é uma arte, então o fotógrafo é um artista!
Segundo a jornalista Ludmila Gusman que ama fotografar, "cada ensaio fotográfico que tem o privilégio de ser contratada , usa corpo e alma para assimilar aquilo que nas pessoas fotografadas merecem permanecer além de suas vida."
Na oportunidade, através de minha filha Ludmila parabenizamos aos fotógrafos de ontem, de hoje e do futuro,
porque o dom da fotografia é dom de percepção, de beleza, de emoção, de cativar
a delicadeza do momento e transformar em delicadeza perpétua! É o dom de fazer
as pessoas felizes mesmo que seja por um instante ou transformar isso numa
felicidade constante!
Talvez a fotografia nos tenha impulsionado como ferramenta para transmitir algo, de uma maneira rápida, cômoda e exata, sem precisar desenhar ou escrever. A câmera fotográfica constitui o nosso bloco de notas visual. Nossa leitura ou interpretação dos fatos que vivemos e reputamos como verdadeiros. Não esqueça que a boa fotografia demanda controle da luz, sensibilidade, cultura e intelecto criativo do fotógrafo. Seu tripé de sustentação está apoiado na técnica, estética e na mensagem, a história que o fotógrafo quer contar por meio das imagens que produziu."
CURIOSIDADES:
O Dia do Fotógrafo ou Dia Nacional da Fotografia é comemorado anualmente em 8 de Janeiro. A data celebra o profissional responsável em captar uma fração de segundo de determinado momento e eternizá-lo! Seja artisticamente ou para documentar um fato importante na história, os fotógrafos misturar os conhecimentos de técnicas fotográficas (efeitos de luz, ângulo e profundidade) com a sensibilidade e, claro, um pouquinho de sorte.
O Dia do Fotógrafo ou Dia Nacional da Fotografia é comemorado anualmente em 8 de Janeiro. A data celebra o profissional responsável em captar uma fração de segundo de determinado momento e eternizá-lo! Seja artisticamente ou para documentar um fato importante na história, os fotógrafos misturar os conhecimentos de técnicas fotográficas (efeitos de luz, ângulo e profundidade) com a sensibilidade e, claro, um pouquinho de sorte.
A fotografia é uma das maiores invenções da era moderna,
transformando completamente a literatura e a comunicação nos séculos XX e XXI.
No Brasil, a profissão de fotógrafo não é regulamentada,
porém há tentativas de oficializar a atividade, criando um curso de ensino
superior em fotografia, classificando os profissionais como bacharéis ou
licenciados em fotografia.
Origem do Dia Nacional da Fotografia:
O Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos
calendários como 8 de Janeiro, considerada a data que a primeira câmera
fotográfica chegou no Brasil, em 1840. No entanto, há algumas controvérsias
sobre o dia exato, sendo que alguns consideram o dia 7 ou mesmo 16 de Janeiro. A primeira câmera fotográfica se chamava Daguerreótipo,
inventada por Louis Jacques Mandé Daguérre e apresentada ao mundo em 19 de
Agosto de 1839, na Academia de Ciências da França, em Paris. O Dia Mundial da
Fotografia é celebrado em 19 de Agosto em homenagem à este acontecimento. De acordo com a história, foi o abade Louis Compte que
trouxe a invenção de Daguérre para o Brasil e apresentou ao Imperador D. Pedro
II, que aliás, ficou com o título de primeiro fotógrafo brasileiro. Clique e saiba mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!