quinta-feira, 11 de maio de 2017

Ducha de Prata



A Ducha de Prata em Campos do Jordão é formada por várias duchas artificiais que vislumbram os visitantes, nesta canalização desembocam águas vindas do represamento do Ribeirão das Perdizes.


 Em meio à natureza exuberante da serra, as águas da Ducha deliciam os visitantes que podem utilizar plataformas de madeira para tirar lindas fotos. Como também em meio às pedras e trilhas.  Ou simplesmente relaxar escutando o som das águas e dos pássaros. A entrada é franca.







Este tradicional ponto turístico está localizado no bairro de Vila Inglesa, na estrada para a Vila Capivari.


Além das quedas d’água a gente encontra ainda barraquinhas com produtos artesanais e souvenirs, para se lembrar sempre desta  visita à Campos do Jordão.

Chocolates de toda espécie em Campos do Jordão

Como Campos do Jordão é uma cidade turística e sempre que saímos a passeio não podemos nos esquecer das lembraças, os Chocolates de lá são produtos exclusivos para que possamos  presentear os amigos e familiares, compartilhando assim um pouco dessa passagem por Campos do Jordão de uma forma diferente e deliciosa, afinal quem é que não gosta de ganhar de presente um bom chocolate?










Por lá temos algumas opções onde comprar . ACHEI AQUI .
CHOCOLATES TOCO: surgiu em 1978 e traz desde esta época não só chocolates como geleias, balas e doces caseiros. Possui o melhor preço de todas, com promoções do preço do quilo do chocolate estampadas nas vitrines. O visual pode não ser tão moderno mas o chocolate não deixa a desejar. 
CHOCOLATE MONTANHÊS: surgiu em 1979 e está hoje presente em 2 lojas na praça principal de Campos do Jordão. É talvez a mais famosa mas não tem o posto de meu chocolate preferido.  Ganha em localização e nos drageados por peso (aqueles chocolates em formato de bolinha recheados com castanha, conhaque, etc).
CHOCOLATE ARAUCÁRIA: surgiu em 1991 e possui 3 lojas: no portal (de entrada da cidade), no Capivari (centrinho) e na Vila Jaguaribe, onde também está a fábrica. Eu prefiro a loja da fábrica. Os preços podem ser um pouco mais baratos. A loja é mais espaçosa ainda pode-se ver os chocolates sendo produzidos. 
BRUNO ALVES CHOCOLATIER: é a mais nova de todas, acho que está no mercado há menos de 3 anos. Os chocolates são mais refinados e os recheios são feitos com produtos mais Premium: chocolate belga, pistache importado, etc. Paga-se o quilo do chocolate (com a diferença entre belga e nacional). 


Tem também disponível a loja da Cacau Show, e na temporada, chocolaterias como Copenhaguen aparecem por lá também. Legal que em algumas chocolaterias são feitos também sorvetes gourmets que mesmo no inverno são boa pedida.   Nós degustamos o famoso chocolate quente suíço, aquele que de tão grosso, vem com uma colherzinha pra ser tomado. Custou 10,90 cada copinho de chocolate quente na Araucária que era perto do nosso hotel. Tofinho e eu nem aguentamos tomar tudo de uma vez. Levamos e no dia seguinte saboreamos endurecido mas geladinho. Ainda coloquei adoçante no meu!





Chafariz na praça de Campos do Jordão

Praça Julio Domingues Pereira fica no centro da cidade de Campos do Jordão enfeiada com um um grande chafariz. Fica entre duas ruas, próximo á estação Abernessia do bonde que cruza a cidade.


 A atração principal é o chafariz e nas festas de fim de ano fica lindamente enfeitada com bonecos e motivos natalinos.  


A turma de 50 turistas mineiros que esteve na caravana de Suzana Alves pode desfrutar de bons momentos por aquele espaço mesmo não sendo época de natal, enquanto aguardava juntar todos para a hora do rango, na churrascaria.

 Valeu!

Aqui comigo Gisele Helena e a Bolachinha do Muriaé na Web

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Pastelão do Maluf

Chegando a Campos do Jordão os outdoors de beira de estrada já denunciam o Pastelão do Maluf. 


Pastelão do Maluf, é vendido numa pastelaria no meio de onde mais se concentram os turistas, mas não é uma pastelaria comum pois os pasteis são enormes, e muito recheados .


 

 Localizado no centrinho de Capivari e frequentado por diversas celebridades tá sempre cheio de gente.  O pastel é enorme, (32 centímetros), muito gostoso e bem recheado, massa sequinha e cerca de 20  diversos sabores, doces e salgados.
O preço é salgado 25,00 reais, mas o pastel equivale a uma refeição (dependendo da fome dá para ser dividido e aí não fica tão caro assim).

 O pastel vem sequinho com a massa crocante e super recheado!

 Famoso pelo tamanho do seu pastel, o lugar atrai além dos turistas vários famosos como o próprio Paulo Maluf, Cid Moreira, Sabrina Sato e outros. O lugar leva esse nome porque o Maluf, ele mesmo politico ex-prefeito de SÃO Paulo, frequentava o lugar. Na pequena parede da lanchonete você encontra várias fotos de artistas que já passaram por lá e não resistiram a tentação! Assim como recortes de jornais falando do lugar! Nossa turma de turistas mineiros da caravana Suzana Alves esteve por lá conferindo no final de abril de 2017.






A lanchonete tem um sistema é bem simples: você faz seu pedido no caixa (que só aceita dinheiro ou cartão de débito) e com a senha retira no balcão. Tem embalagem para viagem.






Vai Acontecer: Tradicional Festa Junina no Sítio Dala Paula


56 Festa do Pinhão em Campos do Jordão


O Festival do Pinhão é uma das principais atrações na cidade  de Campos do jordão no fim de semana prolongado de final de abril . Em sua 56ª edição da Festa do Pinhão  arrasou com  20 tendas gastronômicas, shows musicais e workshops na Praça do Capivari até o dia 1° de maio.
Esta festa é referência em aproveitamento do pinhão", com vários chefes preparando vários tipos diferentes de pratos especiais utilizando o pinhão. Nossa turma de turistas mineiros esteve lá conferindo .








Tofinho e eu saboreamos deliciosos pasteis recheados com pinhão enquanto os demais tiveram várias opções que acharam deliciosas.



A Noite também tinha movimento!

 Curiosidade: 
Encontrado com abundância na região montanhosa da Serra da Mantiqueira, o pinhão é parte importante da cultura e gastronomia de Campos do Jordão. Proveniente das exuberantes árvores – de espécie fêmea – chamadas Araucárias, o pinhão é facilmente encontrado em diversos locais de Campos e áreas vizinhas. Ameaçada de extinção a araucária angustifolia é um pinheiro que também aparece frequentemente na região sul do Brasil, em especial em regiões mais frias. A colheita do pinhão acontece naturalmente nos período de abril a junho, quando as sementes se soltam das pinhas maduras e caem até o solo.

O pinhão tem papel único para a população de Campos. É comum famílias se reunirem para “catar pinhão”. Uma atividade que inclui ir até regiões com grande número de pinheiros para juntar sacos da semente, que mais tarde será consumida e dividida entre parentes e amigos. Com sabor agradável e protegido por uma casca grossa, muitas vezes ele é consumido como aperitivo, após ser cozido em panela de pressão, ou incluído em pratos para refeições como em carnes e legumes. 
O pinhão também é servido assado na brasa, em fogão de lenha ou em fogueiras. Muitos usam as próprias folhagem do pinheiro para assar e deixá-lo prontos para o consumo. 
Pinhões de Campos do JordãoAté mesmo uma festa foi criada há anos para celebrar a chegada desta especiaria. A festa do Pinhão acontece anualmente em Campos do Jordão e conta com apresentações culturais e muitas receitas feitas com pinhão, como bolos, tortas, cozidos, assados dentre muitos outros. 
Para muitas famílias da cidade o pinhão é sinônimo de renda. É comum ver vendedores de pinhão pelas ruas da cidade durante o período de outono. Cadastrados pela Prefeitura, o vendedores tem permissão para comercializar esta saborosa semente. 
Na gastronomia o pinhão foi oficialmente inserido em pratos sofisticados. E um Festival gastronômico incluiu seu sabor especial em receitas diferenciadas de diversos restaurantes de Campos.  Rico em proteínas, mineiras e vitaminas, o pinhão encanta seus apreciadores, que ficam saudosos deste precioso fruto a cada período de colheita.  Quem ainda não teve a oportunidade de experimentar, não sabe o que está perdendo.
Crédito: site de Campos do Jordão