terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Reflexão: É PRECISO ACREDITAR

É PRECISO ACREDITAR ! Acabei de receber esta mensagem que divido com nossos amigos e amigas conectados no Blog da Colunista

É preciso acreditar em dias melhores. Sem esperança, imperceptíveis se tornam os passos dados na estrada do progresso, ampliando a dificuldade em notar que hoje estamos mais perto do destino do que estivemos ontem.

Mais que isso, é preciso acreditar no ser humano. A descrença na capacidade das pessoas evoluírem em valores e virtudes leva à falta de investimento no homem: escasseiam oportunidades de fazer diferente, negam-se reinícios, recusam-se perdões, mesmo o amor passa a receber menores investimentos para frutificar.

As crises vivenciadas pela humanidade não são recentes e estão sendo agravadas pela comunicação veloz através da qual absorvemos quase sem pensar a negatividade despejada por vários meios, e por, ao mesmo tempo, não escutarmos mais a própria alma.

.E como psicologicamente é mais fácil gravar a experiência negativa, exigindo que a positiva seja repetida várias vezes para ressignificar valores e impregnar o coração de bondade, muitas pessoas acabam por recepcionar o mal, recusando novas perspectivas que poderiam trazer o bem em resposta.
Perigoso isso. Negar oportunidade à consciência do que está havendo no mundo e conosco, com a consequência de junto recusar possibilidades de mudanças, é fuga improdutiva que acabará por nos deixar prisioneiros dos próprios enganos.

Fomos ensinados , a não esperar muito do próximo, mas a amá-lo incondicionalmente; por outro lado, devemos esperar o máximo de nós, cobrando-nos novas posturas transformadoras, pois efetivamente somente é possível mudar a si - isso exige autoconhecimento, consciência da própria condição.

Para não cairmos na estagnação que estimula a depressão e a inatividade no bem é preciso acreditar no amanhã alimentando a esperança; é urgente acreditar no próximo dando-lhes novas oportunidades; e sobretudo é imperativo acreditar em nós mesmos, na nossa capacidade nascida da vontade real de alterar a rota da permissividade, do comodismo, do desânimo, das semeaduras infelizes enfim, para trilhar uma  estrada mais produtiva que nos levará à angelitude e à felicidade tão longamente ansiadas..

Acreditemos na esperança e no próximo.

Acreditemos em nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!