sexta-feira, 15 de julho de 2011

OH! BUENOS AIRES!!!

Amanhã cedinho, dia 16 de julho, estamos seguindo viagem para a capital da Argentina com uma turma de jovens amigos e estudantes da terrinha e região que farão um curso de espanhol por lá. Esta é a segunda vez que vou com a simpática guia Nalusa Assis que nos preparou um roteiro fantástico, para desfrutarmos do que aquela bela cidade do tango tem de encantador. Aguardem nossa volta com todos os detalhes!






 Pesquisando sobre as curiosidades e dicas de lá repasso algumas interessantes: 

O "Vos" e não o "Tú". 
Os portenhos não utilizam em sua sintaxe linguística o "tu" hispánico, e sim o "Vós", ou em algumas ocasiões em situação de confiança com um amigo, o "Ché".

Saudações. 
O beijo é um cumprimento comum entre amigos ou conhecidos, tanto para mulheres como homens em qualquer faixa etária, embora nas circunstâncias de formalidade ou em um primeiro contato o comum é usar um consistente apertão de mão. Além disso não se preocupe em cumprimentar usando a linguagem universal de um simples "Hola!" e um sorriso, pois todos nós entendemos.

Horário das refeições. 
Em um restaurante geralmente os horários das refeições são flexíveis. Normalmente o café da manhã é servido entre 6:30 e 10 da manhã, o almoço entre 12 e 15 horas e o jantar (ceia) a partir das 21 horas.

As gorjetas. 
Os argentinos têm como hábito deixar gorjeta diretamente ao atendente ou garçom que fez um bom serviço, diferentemente do Brasil onde estabelecimentos costumam adicionar 10% opcional ao valor da conta. Os mesmos 10% são usados como referência para a gorjeta, usualmente deixados em dinheiro sobre a mesa, embaixo da conta, de um prato ou de um copo.

MAIS...e mais...

AHHH! A Xereta vai comigo mas as Xeretinhas vão ficar com o Tofinho e com os demais membros da Equipe Muriaé na Web.

Um comentário:

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!